22.9 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Tumores cancerígenos detectados nas mamas e testículos de jovens que fizeram uso do narguilé

A situação é tão crítica, que a Organização Munidal da Saúde (OMS) mantém o alerta em vigor desde o ano de 2005, a instituição publicou um documento sobre os males que o narguilé pode provocar no organismo dos seus usuários. A utilização do narguilé para fumar tabaco impõe um sério risco para a saúde, tanto para os que fumam, quanto para os que estão próximos a fumaça emitida. Mulheres grávidas, e os fetos são particularmente vulneráveis quando expostos a fumaça tóxica do narguilé, e para aumentar ainda mais os perigos, o tabaco utilizado é frequentemente adocicado, e com sabores tornando o sistema ainda mais atraente e apelativo.
A quantidade de nicotina e outras substâncias tóxicas liberadas com a fumaça do narguilé variam com o tipo do tabaco, e com a maneira com a qual a fumaça é aspirada. Entre os elementos tóxicos liberados na fumaça estão o Arsênico, o Cobalto, o Cromo e o Chumbo.
A utilização do nargulé vem ganhando cada vez mais popularidade entre a juventude, em que pese em muitos países, inclusive no Brasil há uma falta de persistente informação sobre os males causados pelo tabaco inserido no narguilé.
Narguilé, narguila, arguile ou shisha, ou ainda cachimbo árabe, os nomes não amenizam seus efeitos. Uma sessão de narguilé, que pode durar de 20 minutos a mais de uma hora, é o mesmo que a fumar de 100 cigarros.
Mesmo assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que cerca de 300 mil pessoas sejam adeptas ao hábito no Brasil. A preocupação chegou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estuda proibir, mas prorrogou até agosto a autorização da venda de fumos saborizados no país. Segundo os pesquisadores já há casos de tumores cancerígenos detectados nas mamas de adolescentes e jovens que fizeram uso do narguilé por um tempo considerável, enquanto que nos jovens rapazes foram detectados tumores nos testículos.
O tema vem de encontro as campanhas nacionais de prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, e o Novembro Azul prevenção contra o câncer da próstata. É momento de conscientização e reflexão principalmente entre os jovens, de que os sabores e o aroma da fumaça do tabaco inserido no narguilé é causador de grandes males para a saúde.
A preocupação das autoridades médicas do país chega ao alerta maxímo para o perigo de doenças infectocontagiosas: Podendo resultar na transmissão de herpes, hepatite C e até tuberculose , alerta o diretor-técnico do Hospital Dia do Pulmão, Mauro Sérgio Kreibich de Blumenau SC .

Da Redação: Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO