32.2 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Literatura de cordel preenche espaço na leitura infantil de Rondonópolis

Ademir Lopes do Amaral nasceu na cidade de Paranaíba MS, está em Rondonópolis há 20 anos. O gosto pela Literatura de Cordel começou já na infância, contas ele; “Eu engraxava sapatos para ajudar os meus pais nas despesas de casa, e sempre que sobrava um dinheirinho eu não resistia, passava na banca e comprava um livreto. Sou apaixonado por esse segmento da literatura brasileira”. Ressaltou ele com emoção. Casado com Silvane de Souza Amaral, que também acabou embarcando na Literatura de Cordel e hoje se tornou é sua grande incentivadora.

Os filhos Weligton, Ademir Jr. e Érica são os primeiros a apreciar os novos trabalhos do pai escritor. Em 2014 lançou o seu primeiro livreto que foi um grande sucesso de público e na mídia rondonopolitana e mato-grossense. “A Festa da dona Onça” bateu recorde de apreciadores, com apoio da Secretaria de Cultura do Município o lançamento cordelista foi visitado por alunos de diversas escolas. Ademir trabalhou na produção do livreto durante um ano, começou em 2013 e o lançou no ano passado.

A segunda obra do escritor que apresenta a Literatura de Cordel já está pronta, “O Golpe do Tuiuiú” desta vez a Literatura de Cordel traz desenhos para a criançada colorir, e no final o jogo conhecido como Caça – Palavras, tudo para um saudável entretenimento da garotada. O novo livreto, que seria lançado neste final de ano em Rondonópolis foi transferido em data a ser confirma no início de 2016. Parabenizamos pela boa iniciativa do Ademir Lopes do Amaral, que veio preencher com muita beleza esse espaço merecido para as nossas crianças.

A Literatura de cordel é um tipo de poema popular, oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.
Da Redação; Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO