31.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Dia do Produtor Rural: produtores falam dos desafios e da importância do campo

Considerado um dos maiores produtores de grãos do país, Mato Grosso é considerado um estado promissor. Boa parte destas conquistas se deve ao trabalho dos produtores rurais que trabalham de "sol a sol" na produção de alimentos para sustentar a humanidade. No dia 25 de julho – Dia do Produtor Rural – muitos demonstram orgulho por exercer a atividade, sabem de sua responsabilidade diante da economia, mas dizem que não têm muito para comemorar.
É o caso de José Aparecido Cazzeta. Ele conta que nasceu produtor rural e tudo que aprendeu na vida foi trabalhando na roça. "Não tive a chance de frequentar um banco escolar, mas tive uma escola de vida trabalhando na roça", diz.
Para ele, a cidade não vive sem o campo e é o agronegócio que sustenta a balança comercial e está sendo considerado o maior gerador de empregos. De acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, em janeiro de 2016, dos 6,9 mil postos de trabalho gerados em Mato Grosso, 5,8 mil foram no setor agropecuário.
Cazzeta destaca ainda que a vida do produtor é muito sofrida. "Principalmente a do pequeno e do médio que acabam sendo as mais atingidas pelas intempéries do clima, o dinamismo da tecnologia e várias outras coisas".
A história da maioria dos produtores de Mato Grosso é parecida. O pecuarista Jairo Alves de Souza concorda com os demais e acrescenta: "Todo ser humano precisa do produtor rural pelo menos três vezes por dia, ou seja, no café da manhã, no almoço e no jantar. Somos nós que colocamos comida na mesa de todos. Não adianta ter dinheiro se não tem alimento para comprar". Ele conta que nasceu produtor rural e se tornou engenheiro agrônomo para adquirir conhecimento e tecnologia para ampliar a rentabilidade. "Mesmo assim nossos desafios são constantes".
O produtor Clovis Carlos de Paula, que também é comerciante, assim como os outros, ressalta que trabalhar com a terra é uma das atividades mais importantes do mundo. "Se não fosse essa atividade, Mato Grosso não seria um estado tão promissor como é. Este estado foi construído basicamente por produtores rurais que são pessoas determinadas e, que acreditam no futuro. Demonstram isso anualmente arriscando o patrimônio em cada safra".
E assim, na voz destas pessoas que contaram um pouco de sua história que se mistura com a do desenvolvimento do Estado, os produtores rurais de Mato Grosso comemoram mais um dia do produtor rural. Apesar de dizerem que não há muito para festejar, eles se orgulham de trabalhar no campo, admitem que são persistentes e que gostam da atividade.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO