31.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Tempo seco aumenta riscos de doenças respiratórias, saiba como se proteger

Se o inicio do mês, o vento e as temperaturas mais amenas tomaram conta, o calor nos últimos dias retornou com tudo e assim, haja saúde para aguentar com esse tempo ‘doido’. Com as mudanças repentinas de temperatura, os cuidados com a saúde são fundamentais para que gripes e resfriados sejam evitados.
De acordo com especialista, essas mudanças bruscas de clima, como chuva, ar seco, tempo frio, deixam as pessoas mais suscetíveis a ficarem ‘doentes’, já que diminui a resistência e a imunidade do organismo. Por isso, resfriados, gripes, rinites atacam mais nesta época do ano.
Com alguns cuidados simples no dia a dia é possível prevenir esses incômodos típicos desse período do ano e atenção deve ser redobrada para crianças e idosos. Segundo o especialista, o cuidado pessoal é fundamental, beber bastante água, lavar sempre as mãos, manter uma alimentação saudável e evitar aglomerados.
Hábitos como fechar os ambientes em casa, no trabalho, no carro acabam atrapalhando a imunidade do organismo. A dica é fazer circular o ar no ambiente durante o dia e evitar aglomerações. Aos alérgicos, a recomendação é lavarem as roupas guardadas há certo tempo antes de usar devido ao mofo.
Nesta época do ano, acontece a proliferação de vírus respiratórios, que aumentam manifestações respiratórias, como gripe, o resfriado e a renite alérgica. Outra dica importante é manter a casa limpa, evitando assim, a concentração de poeira, é indispensável também dormir em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e umidificadores.
Quanto menor for a umidade do ar, mais cuidados devem ser tomados para evitar complicações.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que existam no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de contrair gripe com complicações, sendo 385 milhões de idosos acima de 65 anos, 140 milhões de crianças e 700 milhões de crianças e adultos com doenças crônicas.
Da redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO