31.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Projeto incentiva uso de energia limpa em Mato Grosso

Para incentivar o uso de energia limpa e sustentável em Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), apresentou o projeto de lei nº 287/2016, que inclui duas novas ações a serem desenvolvidas através do Programa Estadual de Políticas de Incentivo ao Desenvolvimento e Uso da Energia Solar. Entre as ações propostas está a realização de estudos com o objetivo de avaliar a criação de linhas de crédito para implantação de projetos de energia solar e eólica em empresas e residências.

Também deverá ser analisada a possibilidade de tornar obrigatória a implantação de sistemas de energia solar e eólica em prédios públicos e em novas empresas criadas no estado. “A utilização de energia solar traz muitas vantagens, tanto para o empresário quanto para o estado e a população, pois se trata de uma energia não-poluente e econômica. Como a temos em abundância no país, e, principalmente em nosso estado, temos que incentivar a ampliação do seu uso”, ressalta Guilherme Maluf.

Empresário mato-grossense que atua no ramo de farmácias, Célio Fernandes resolveu investir nesse tipo de energia e, no ano de 2012, instalou 136 placas solares no prédio da sua empresa. A medida resultou em economia, porém o empresário relata ter enfrentado dificuldades na época em que tomou a decisão, sobretudo para aquisição dos equipamentos, que custaram R$ 300 mil. “O pioneiro sempre paga um preço mais alto. Quando nós decidimos pela implantação dessa usina na empresa enfrentamentos muitas dificuldades, pois não havia conhecimento e nem algum tipo de incentivo para a compra dos equipamentos. Foi muito difícil conseguir financiamento”, diz.

Fernandes parabenizou o deputado Maluf pela iniciativa e chamou a atenção para a importância da elaboração de políticas públicas que estimulem a utilização de energia renovável. “Mato Grosso é o terceiro melhor lugar do país e um dos melhores do mundo para implantação desse tipo de energia, então isso pode se tornar um grande negócio para o nosso estado”, ressalta.

O projeto de lei nº 287/2016 foi apresentado durante sessão plenária do dia 28 de junho e já recebeu parecer favorável da Comissão de Trabalho e Administração Pública, estando apto para apreciação.

Fonte:FolhaMax

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO