31.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Papi instalado no Aeroporto Municipal é homologado pela Anac

Após a visita técnica e o sucesso do voo experimental, para funcionamento do Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), realizado pela Força Aérea Brasileira, no aeroporto de Rondonópolis, o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Fabrício Miguel Correa, informa que o que o sistema foi homologado nesta semana pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A expectativa é que o Papi juntamente com o Rnav, sistema responsável por fornecer aos pilotos coordenadas geográficas por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea, entrem em funcionamento ainda essa semana.
A Prefeitura de Rondonópolis investiu aproximadamente R$ 1 milhão na aquisição (com instalação e implantação) do Papi e do Rnav. Com a homologação dos aparelhos, o aeroporto municipal oferece melhores condições de navegação aérea e permitirá o pouso em condições meteorológicas desfavoráveis.
“O prefeito cumpre o seu papel como gestor. Essa era uma demanda local e após a instalação dessas tecnologias estarão minimizados os problemas com cancelamento de voos ou aterrisagem, proporcionando tranquilidade aos passageiros e boas condições para as empresas aéreas trabalharem”, disse o secretário.
Entenda o Papi
O Papi é um sistema de luzes, que informa os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação final à pista para aterrar.
O equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3 Km) durante o dia, e a 20 milhas (37 Km) à noite.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO