33.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Prefeitura obtém habilitação da UPA junto ao Ministério da Saúde

Rondonópolis obteve a habilitação junto ao Ministério da Saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A decisão ainda deve ser publicada no Diário Oficial da União, quando o Município passa então a ter o direito de receber mensalmente R$ 325 mil para a manutenção da unidade.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, o trabalho para a habilitação da UPA teve início ainda em janeiro e a obtenção da aprovação pelo Ministério da Saúde é fundamental não somente em função dos recursos como também pela garantia do atendimento dos padrões exigidos pelo órgão federal. “A população pode ter a certeza de que está recebendo um serviço de qualidade”, diz.
Sem ser habilitada, o município mantinha em funcionamento a UPA com recursos próprios. Com o auxílio do Governo Federal a partir da habilitação, a Prefeitura passa a direcionar os recursos antes gastos com a UPA em outras áreas da saúde, fortalecendo assim toda a rede e atendendo melhor o cidadão.
De acordo com o diretor-técnico da UPA, Hélio Garcia, desde janeiro o trabalho foi voltado para atender as exigências do órgão federal para a habilitação da UPA. Foi necessário, conforme ele, providenciar licenças ambiental e sanitária, bem como a criação de protocolos para o Ministério da Saúde. “Um processo que demora em torno de dois a três anos, conseguimos realizar em seis meses. Temos uma UPA que é modelo para o estado de Mato Grosso”, ressalta.
Qualificação – Com a habilitação concluída, o trabalho agora se volta para o processo de qualificação. De acordo com a diretora da UPA, Vânia Scapini, após a publicação da habilitação no Diário Oficial da União, os esforços estarão direcionados para atender todas as portarias do Ministério da Saúde necessárias à qualificação da UPA, o que levará o Município a receber mais R$ 250 mil mensais do Governo Federal para a manutenção da unidade.
Atendimentos – Somente no último mês foram realizadas na UPA 11,7 mil consultas médicas com 22 mil procedimentos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO