21.3 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Escola do Legislativo de Rondonópolis trabalha a implantação de quatro projetos

A Escola do Legislativo de Rondonópolis está desenvolvendo dois projetos que trazem o cidadão para mais perto da Casa de Leis, estimulando a cidadania e participação política da sociedade.

O “Turismo Educativo” será voltado para as escolas públicas e privadas, visando enriquecer os alunos culturalmente, fazendo com que eles valorizem a política regional e assim compreendam como funciona a vida coletiva da qual fazem parte, através de um roteiro de visitação aos bens do patrimônio histórico cultural da Câmara de Rondonópolis.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer o salão de entrada, memorial, gabinetes dos vereadores, secretarias, sala de reunião, sala da presidência, galeria de imagem dos presidentes, plenário com aula áudio visual. Ao final da visita que será monitorada, e prevista para ser realizada em 01h30, os alunos receberão um questionário de avaliação de satisfação, que será respondido por apenas um representante.

Já o segundo projeto trata-se do “Vereador Mirim” que também será integrado com as escolas do município, especialmente do Ensino Fundamental. Nesta segunda proposta, durante um ano, um grupo de 21 alunos terão a tarefa de desenvolver projetos para melhorar a vida das pessoas, e atuarão como parlamentares neste tempo, tendo compromissos e presença em sessões.

Os jovens serão eleitos e diplomados e todo o projeto ocorrerá no Plenário Vereador Ulisses Guimarães, na Câmara de Rondonópolis. O projeto terá um regimento interno que prevê a sua instalação, mesa diretora, função de cada integrante, votações entre outras disposições.

Conforme o coordenador pedagógico, Rodenir Queiroz, outros dois projetos estão em andamento um vai capacitar servidores efetivos e comissionados, onde será abordado oratória, redação oficial, técnica legislativa e libras. Outro também sendo estudada implantação, contará com parceiros para a realização de um dia D nos bairros da cidade.

A chefe da secretaria, Márcia Mariele, relatou que os projetos são animadores, principalmente depois de que a equipe da Escola do Legislativo esteve na Câmara Municipal de Campo Grande, onde vislumbrou esses projetos em andamento. “Este contato abriu nossos horizontes, nos mostrou a importância de aproximar a Casa da sociedade”, declarou.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO