19.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Projeto “O Rio é Nosso” reuniu mais de 1,6 mil voluntários para limpeza do Ribeirão Arareau

A 5ª edição do projeto “Rio é Nosso” ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), em Rondonópolis. A ação foi realizada em 18 trechos do Ribeirão Arareau, desde o Anel Viário até a desembocadura com o Rio Vermelho no Cais. A etapa do projeto contou com o apoio de 1.650 voluntários para fazer a limpeza do rio.

O “Rio é Nosso” é projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre Prefeitura de Rondonópolis, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Ministério Público do Estado (MPE), entidades e instituições públicas e privadas, contou com o reforço de 1.500 desbravadores.

O secretário municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti, informou que ainda será feito o levantamento da quantidade de lixo retirado do Ribeirão Arareau. Mas, que a intenção do projeto é reduzir o número do volume de lixo cada edição.

“Estamos na 5ª edição e a medida que foi avançando em determinados trechos consideravelmente o volume de lixo e assim esperamos que continue, esse ano contamos com uma ajuda a mais que são os 1.500 desbravadores,” explicou o secretário.

Para o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Marcelo Caetano Vacchiano, o projeto tem colhido resultados positivos.

“Esse é um projeto que já é de Rondonópolis, que o MPE, Juvam, Prefeitura e diversos órgãos públicos e privados se reuniram em torno dele e restabeleceram que o que se busca é uma reformulação do Ribeirão Arareau aos moldes do que eram nos seus princípios. O projeto envolve na primeira etapa a limpeza que garantimos não apenas a limpeza do rio, mas a conscientização das pessoas, recuperação das nascentes e também a formação de uma praça ou de uso em torno do Arareau,” comentou o promotor.

Ele acrescentou que outro projeto está sendo desenvolvido em prol do ribeirão. “Estamos na elaboração de um projeto arquitetônico que contemple o Arareau como todo e a partir dai desenvolver esse projeto de forma vagarosa e que esteja de acordo com a capacidade orçamentária nossa, acreditamos que em um futuro próximo as pessoas vão ter um Arareau que possa ter uma combinação entre o cidadão, o uso do ribeirão e a sociedade como um todo,” ressaltou Marcelo.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio ações como esta somam para tornar a cidade sustentável.

“Todos estão aqui com dois objetivos, a limpeza do Arareau e o plantio de árvores que tem a característica do nosso rio. Nós estamos trabalhando muito forte para fazer o esgoto, ampliando a estação de tratamento de água, é a primeira cidade de Mato Grosso com o aterro sanitário e agora com essa política da coleta seletiva com as cooperativas e esse trabalho das ONGs de preservar os rios, você vê que Rondonópolis está se tornando uma cidade sustentável e preocupada com o meio ambiente,” destacou Pátio.

O chefe do Executivo ainda destacou o reforço do Clube dos Desbravadores. “Eles ontem (7) fizeram pintura e limpeza das praças e hoje (8) vão fazer o plantio de árvores, tirar os entulhos. É ato cívico muito bonito, é criar a consciência nos nossos jovens da importância da limpeza da nossa cidade,” concluiu o prefeito.

A ação também contou com o apoio da colônia de pescadores Z3, que atuaram com 10 embarcações no leito do Ribeirão Arareau.

Na 4ª etapa do projeto “O Rio é Nosso”, os participantes retiraram das margens e leito do Ribeirão Arareau a Rua José Barriga e o Cais, 15 toneladas de lixo.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO