Cmara Rondonpolis

Curso de fiscais de contratos é ofertado ao secretariado da Administração Municipal

Geral - CAPACITAÇÃO

Redação 120 acessos



Scretários da Administração Municipal participaram, na manhã desta segunda-feira (11), do curso sobre fiscais de contratos, ministrado pelo auditor-geral do município de Rondonópolis, José Fabrício Roberto.

“O curso foi uma iniciativa do prefeito Zé Carlos do Pátio para que o controle interno levasse aos secretários uma visão sobre o que estabelece a lei, objetivando uma excelente execução dos contratos, na entrega dos materiais e na prestação dos serviços”, explicou Fabrício Roberto. Ele salientou que um trabalho bem feito pelo fiscal se reverte em benefício para a comunidade.

Fabrício Roberto esclareceu, também, que o gestor de contrato é responsável por fazer a delegação do fiscal e detalhou a função deste profissional: “O fiscal de contrato nada mais é do que os olhos da administração e do cidadão para verificar se o serviço está sendo executado de forma correta e se o material que está sendo entregue é de qualidade”.

Nesse sentido, segundo o auditor-geral, um secretário, que é o gestor de contrato, estando capacitado vai resultar em um trabalho de excelência para a administração tanto em relação à gestão, como ao controle efetivo e, assim, fará valer o princípio da economicidade: “Nós diminuiríamos ou, até, estancaríamos qualquer possibilidade de inconsistência na execução do serviço e na entrega dos materiais. É a administração atual capacitando seus secretários para otimizar a gestão de contrato”.

Na capacitação, também foi mencionada a diferença de papéis e condutas entre o gestor e o fiscal de contratos. São atuações distintas, já que são profissionais que exercem funções diferentes. “O fiscal, ao fazer o acompanhamento do serviço ou da entrega do material, produz um relatório e leva-o ao gestor que, em cima das informações do fiscal, vai tomar as decisões e fazer os encaminhamentos dentro da esfera administrativa da Prefeitura”, orientou o auditor-geral.

Comente, sua opinião é Importante!