27.5 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

SANEAR REÚNE PARCEIROS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A COLETA SELETIVA

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), realizou mais uma ação de educação ambiental neste final de semana. Dessa vez, nas casas dos bairros Coopharondon e Cohab, em uma parceria firmada com as cooperativas de catadores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria Municipal de Saúde e representantes da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Foram realizadas visitas de casa em casa orientando aos moradores sobre a coleta seletiva, separação dos materiais recicláveis e fez entrega de panfletos educativos.

"As ações estão ocorrendo de acordo com as necessidades de cada bairro. Nessa região, haviam sido identificados muitos problemas na separação dos materiais coletados e os resíduos orgânicos estavam sendo misturados aos recicláveis constantemente", comentou Hermes Ávila, Diretor Técnico do Sanear.

Os moradores foram instruídos sobre a coleta seletiva que acontece no bairro em todas as quartas-feiras e receberam outras informações sobre a importância de reciclar vidros, metais, papéis e plásticos, que correspondem à maior parte dos resíduos descartados na cidade. Os voluntários falaram também sobre como os materiais devem ser entregues: sempre limpos e secos.

A coleta seletiva traz diversos benefícios, principalmente na questão ambiental fazendo com que as cidades reduzam a produção de lixo. Outra ação importante é a geração de empregos para os antigos catadores do lixão, que trabalham nas cooperativas fazendo a separação e preparação dos resíduos para descarte.

O Sanear optou por realizar essas ações para que, com a ajuda dos moradores, sejam encontradas alternativas para diminuir os problemas identificados na coleta e também para estimular o hábito das famílias de separar os materiais recicláveis.

Com o sucesso dessas ações, o Sanear busca realizar outras em praças, órgãos públicos e escolas municipais visando envolver um número maior de pessoas e conseguir ainda mais resultados positivos com a coleta seletiva.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO