PANORAMA POLÍTICO ED: 967


Assediado I
O ex-prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) tem sido alvo de intenso assédio das chamadas forças progressistas, que desejam vê-lo como candidato à sucessão do governador Mauro Mendes (UB). Pátio, no entanto, tem sido taxativo: seu foco é disputar, mais uma vez, uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998 e reeleito em 2002, 2006 e 2014, após ter deixado a Prefeitura de Rondonópolis em 2012.

Assediado II
A proposta em discussão ainda colocaria a ex-primeira-dama Neuma de Moraes, a “Dona Neuma”, como candidata a deputada estadual, e não federal. Nesse cenário, ela herdaria a base eleitoral de Pátio para a Assembleia Legislativa.

Assediado III
Pátio, dentro desse arranjo, não deixaria o PSB para migrar ao PV, como vem
sendo ventilado. Apesar do assédio e da
pressão, o ex-prefeito sinaliza que deve
se manter irredutível, ou seja, dificilmente ingressará nesse projeto.

Assediado IV
Assim, o mais provável é que Pátio seja candidato a deputado estadual e Neuma a federal. Nesse contexto, as forças progressistas devem ter como nome para o governo a médica Natasha Slhessarenko, filha da ex-senadora Serys Marly Slhessarenko.

Assediado V
Já o atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), deve concorrer ao Senado e é uma das apostas do grupo. Ele poderá enfrentar nomes de peso, como José Antônio Medeiros, o governador Mauro Mendes, a deputada Janaína Riva e o empresário Antônio Galvan.
Fonte: Da Redação