17.2 C
Rondonópolis
terça-feira, maio 21, 2024

1Ministro da Igualdade Racial quer incluir comunidades de MT em programa federal

Em visita ao Executivo estadual na tarde da última quinta-feira (17.09), o ministro chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Edson Santos, revelou a intenção do Governo Federal em inserir comunidades do Estado de Mato Grosso ao Programa Brasil Quilombola, criado em 2004 para descentralizar e agilizar as respostas do governo para as comunidades remanescentes de quilombos.
O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário-adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, receberam o ministro no Palácio Paiaguás. Segundo o ministro, que cumpre outras agendas no Estado, a parceria do governo de Mato Grosso é fundamental para que possam “efetivamente dar conta desse desafio de olhar para essas comunidades”. Nesta sexta-feira (18.09), Edson Santos visita comunidades quilombolas em Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá) e Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste da Capital).
O Governo Federal tem intensificado a ação que é voltada à melhoria da qualidade de vida das comunidades remanescentes de quilombo, desde moradia, do acesso à terra, energia elétrica, programa de saúde e educação, contou o ministro. Mata Cavalo, adiantou ainda o representante do Governo Federal, foi inserido no Programa Minha Casa, Minha Vida. “Há recursos para as comunidades quilombolas dentro do programa, além de ações que teremos juntos com o governo”, completou.
Para os remanescentes de Vila Bela, o titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência falou da intenção de, junto ao Ministério da Agricultura, trazer um Centro de Referência de Cultura para a comunidade. “Ela tem uma demanda voltada à questão da cultura, que é muito rica naquela região”, justificou Edson Santos.
O ministro está em Cuiabá para participar do Encontro da Região Centro-Oeste “Mais Dez: o Legislativo e a Sociedade construindo juntos o novo Plano Nacional de Educação”, na Assembleia Legislativa.
A audiência foi acompanhada ainda pelo secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, Totó Parente
SECOMNOS SÃO ANALFABETAS

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO