Usuários do Passe Livre têm de se recadastrar na Setrat

O recadastramento, necessário a cada seis meses, para a continuação do benefício do ‘Passe Livre’ em Rondonópolis já está sendo feito na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito – Setrat, na Dom Wunibaldo. De acordo com o gerente do programa, Marcílio Belido, a previsão para 2014 é garantir o seguimento do benefício para 2.500 estudantes entre matriculados na rede municipal, estadual e até universitários.
Além de recadastrar, a Setrat está recebendo novas inclusões no ‘Passe Livre’, de acordo com Belido. “Temos vagas para pessoas que estejam dentro dos critérios exigidos para receber o Passe Livre. Na verdade é sempre bom lembrar que todo estudante brasileiro já tem direito a pagar meia passagem no transporte coletivo por causa da lei federal. O Passe Livre é só uma extensão disso, onde o Município arca com a outra metade da passagem, mas desde que se atende uma série de exigências”, lembra.
Para o recadastramento, o estudante tem de fornecer a declaração da matrícula do semestre e o comprovante de renda familiar. A inscrição para quem nunca foi inscrito no programa, porém, necessita de outros itens para análise. “O estudante tem de ter em mãos uma declaração da Secretaria de Educação do Município que inexiste uma vaga escolar a 2 mil metros de sua residência; o próprio comprovante de endereço; RG; CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento; contrato de locação; declaração de residência e assim como para o recadastramento a declaração de matrícula e o comprovante de renda”, explicou Belido.
Os beneficiários do Bolsa Família, Prouni e do EducaMais – que englobam participantes de cursos técnicos e pós-graduandos, Belido orientou que os estudantes venham munidos das fotocópias dos documentos para facilitar a inscrição. “Quem participa destes programas não precisa comprovar renda”, salientou o gerente.
Passe Livre
O núcleo que trata da gerência do Passe Livre foi acoplado à sede do Setrat e já atende há duas semanas na Dom Wunibaldo, das 8:10 às 10:30 da manhã, enquanto que na parte da tarde funciona das 13:30 às 17 horas. Belido alerta que o carregamento dos cartões, costumeiramente realizado junto à empresa Cidade de Pedra, só será liberado ao estudante que se recadastrar e tiver o nome constando na listagem que será enviada para a executora do transporte coletivo em Rondonópolis nos próximos dias.