GERAL

30% da população de Rondonópolis ainda não respondeu ao Censo 2010

Faltando apenas 30% da população de Rondonópolis para responder o questionário do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os recenseadores não estão conseguindo contato com a população que reside em condomínios e prédios fechados.
O chefe do IBGE ne região sul de Mato Grosso, Carlos Antonio Neto Santos sugeriu que para resolver essa questão, os síndicos dos prédios poderiam organizar os grupos de moradores em um salão do próprio prédio ou condomínio para que os moradores fossem entrevistados assim como tem acontecido nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde a criminalidade é maior.
Carlos Antonio explicou que desses 30% que ainda faltam ser concluídos, 20% se concentra na zona rural e 10% nesses condomínios, ele alerta para o trabalho que deve ser concluído e esclarece sobre a importância do Censo realizado pelo IBGE. “ O trabalho do IBGE é um trabalho que é para beneficiar o município, mas há resistências por parte de algumas pessoas, as pessoas devem receber os recenseadores e responderem os questionários, fazemos o levantamento sobre os dados do município e é através desses dados que os recursos federais são destinados a cada cidade”, ressaltou o chefe do Instituto.
Outra dificuldade encontrada pelos recenseadores é com relação ao questionário sócio-econômico, pois muitas pessoas têm medo de responder a pergunta “quanto ganha”? Carlos Antonio orienta que esse quesito deve ser respondido sem receio algum, pois não é a função do IBGE fiscalizar a renda de ninguém. “O IBGE não quer fiscalizar ninguém, quer apenas levantar os dados econômicos do município e esses dados são sigilosos”, pontuou.
O último censo foi realizado em 2007 e segundo dados fornecidos pela agência de Rondonópolis, nesse ano, foram contados 172.783 mil habitantes no município.
Ainda conforme dados do IBGE, em 1960, rondonópolis contava com apenas 22.302 habitantes, já em 1970, esse número foi para 50.594, em 1980, a população era de 81.366. Em 1991, os apontavam 126.627, em 2000, os habitantes foram para 150.227 e em 2007, esse número chegou a 172.783 mil.
De acordo com Carlos Antonio, a estimativa é que em 2010 haja uma média de 181.902 habitantes, no entanto, esse ainda não é o número exato do censo, tendo em vista que o mesmo só será finalizado no dia 31 de outubro e esses dados serão divulgados após a reunião da comissão que é formada para avaliar esses dados.
Vale ressaltar que todos os recenseadores trabalham devidamente uniformizados, com coletes do IBGE, crachá e o computador de mão (PDA).

Fonte: Agora MT (Thaísa Elis)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo