Microrrevestimento atende avenidas Cuiabá e Marechal Rondon no fim de semana

Ainda praticamente em sua metade, o programa de microrrevestimento do centro da cidade passou pelas avenidas Cuiabá e Marechal Rondon no fim de semana. Nos dois casos, o cronograma contemplou a revisão do pavimento saindo do entroncamento da Francisco Félix até a Fernando Correa, em uma primeira etapa. No entanto, no caso da Cuiabá, o serviço parou na Arnaldo Estevan, mas deve ser retomado para alcançar a meta inicial nos próximos dias.
Segundo o secretário de infraestrutura do Município, Argemiro Ferreira, a grande dificuldade dos próximos dias para dar seguimento ao microrrevestimento já paralisou o serviço nesta segunda-feira (30), a chuva. “Agora paramos. É necessário um tempo para que o material agregue-se e não haja danificações e a umidade prejudicaria este processo”, explicou.
Para que haja o chamado tempo de cura e seja liberado o trecho para o trânsito de veículos, há a necessidade de pelo menos 12 horas de sol sobre o microrrevestimento após aplicação, segundo o corpo de engenharia da empresa executora. A partir de agora, a previsão do tempo passa a ser uma aliada primordial para o sucesso do serviço.
Os 1,5 centímetros de capa asfáltica vão contemplar, no total, 420 mil metros quadrados de piso revestido. Até agora, já foram executadas as Ruas Rio Branco (do entroncamento da Avenida Goiânia até a ponte do Arareau); toda a Lions Internacional e Avenida Bandeirantes; além de parte da Tiradentes (da Francisco Félix até a Fernando Correa); Dom Pedro II (do Paço Municipal até a Igreja Santa Cruz); Amazonas (Francisco Félix até Dom Pedro II) e o início da Marechal Dutra, saindo da Francisco Félix.
Mesmo nas ruas já atendidas, existem novas etapas para serem finalizadas. O traçado do microrrevestimento foi definido pelo prefeito Percival Muniz, com apoio técnico da Sinfra e do secretário Argemiro. Os pontos considerados emergenciais e de maior fluxo foram atendidos primeiro. “Já esperávamos a chuva e então fizemos a Lions, Bandeirantes, Rio Branco e a Dom Pedro II para darmos uma boa saída neste início do microrrevestimento”, detalhou Argemiro.
O mapa dos próximos trabalhos inclui: A Fernando Correa – do cruzamento com a Dom Wunibaldo até o encontro com Rua Birigui; Otávio Pitaluga – da Cuiabá até a Presidente Kennedy; Rua 13 de Maio – da Kennedy até a Cuiabá; Francisco Félix – da Ponce de Arruda à Marechal Rondon; Marechal Dutra – da Otávio Pitaluga à Francisco Félix; Rui Barbosa – da Pedro Ferrer até a Francisco Félix; Ponce de Arruda – da João Pessoa à Dom Pedro II e as duas ruas em todo o trajeto da Avenida José Pinto.
Quanto à sinalização, sobretudo horizontal, das Ruas e Avenidas revitalizadas a equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito do Município – Setrat, deve começar a atender gradativamente os locais nas próximas semanas, garantiu Argemiro. “Para a sinalização, também tem de ser respeitado um tempo de cura”, frisou o secretário, que também comanda a Setrat.
A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder também é outra parceira do programa de microrrevestimento. Antes de instalar a capa asfáltica, os buracos maiores são corrigidos em operações de tapa-buracos.