POLÍTICA

Lula deve receber mensagens da Lava Jato até o fim da semana

Até o fim da semana a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve receber as mensagens vazadas da operação Lava Jato. A Polícia Federal já está em contato com os advogados da defesa.

O acesso às mensagens foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski no final de dezembro, mas a decisão só foi cumprida nesta terça-feira (5), após intimação do juiz plantonista da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

Na ocasião, a perícia realizada por Wagner identificou que a quantia de R$ 700 mil atribuída pelos delatores da empreiteira a obras do sítio de Atibaia (SP) teve como destino o próprio setor de propinas da Odebrecht.

Vaza jato

As gravações dessas mensagens foram divulgadas em primeira mão pelo The Intercept Brasil, na chamada Vaza Jato. “Esse é um aspecto importante para o HC (o Habeas Corpus 164493) que trata da suspeição do ex-juiz Sergio Moro”, diz a defesa de Lula, destacando que esse HC foi impetrado em novembro de 2018 e não se baseia na Vaza Jato. “E sim nos fatos que colecionamos ao longo do tempo e que mostram a parcialidade de Moro. Mas em 2019 pedimos ao STF para que levasse em consideração também a Vaza Jato e seu teor público e notório.”

 

O ministro Lewandowski cita, em sua decisão, relatório da Polícia Federal que informa terem sido devidamente periciados os dados apreendidos e a autenticidade comprovada. “A decisão do Ministro reforça que as mensagens são autênticas e reforça o caráter probatório da Vaza Jato – que são públicas e notórias e por isso podem e devem serem levadas em consideração no julgamento da suspeição.”

REDE BRASIL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo