CB firma convênio com Banco de Leite para fazer a coleta domiciliar

As mães de Rondonópolis interessadas em fazer a doação de leite materno para salvar a vida de crianças recém-nascidas agora contam com a colaboração do Corpo de Bombeiros que vai fazer a coleta de casa em casa e entregar no Banco de Leite do município que funciona junto à Santa Casa de Misericórdia e Maternidade. O termo de cooperação foi firmado em solenidade na manhã desta quinta-feira (25), no quartel do 3º Batalhão do Bombeiro Militar.
A médica pediatra e coordenadora do Banco de Leite, Virgínia Beatriz de Resende Silva, compara que este modelo de cooperação com o Corpo de Bombeiros já foi adotado em diversas cidades brasileiras e apresenta resultados positivos. Ela explica que a primeira medida para sistema começar a funcionar é a manifestação da mãe interessada em fazer a doação. Ela deve fazer contato com o Banco de Leite na Santa Casa, pelo telefone 3410.2700 e dizer que quer ser doadora de leite materno.
Depois de registrar a manifestação, a unidade vai deslocar uma funcionária para visitar esta mãe, junto com o Corpo de Bombeiros. A missão da funcionária é fazer o cadastro da possível doadora, avaliar a aptidão dela e entregar o kit de coleta que contém vidro esterilizado, máscara e toca, além de repassar as orientações necessárias. O leite deve ser coletado e congelado. A equipe do Corpo de Bombeiros vai fazer a coleta duas vezes por semana e levar o leite até o banco, onde ele é pasteurizado antes de ser doado para os bebês que precisam da alimentação.
Virgínia avalia que a parceria aconteceu graças ao apoio do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Vanderlei Bonoto, que entendeu a importância da cooperação para salvar vidas de recém-nascidos que dependem do leite materno. O termo de cooperação foi firmado pelo comandante e o secretário-adjunto de Saúde do Município, Carlos Naves.