ESPORTES

Seleção do Chile conquista os cuiabanos

Ao lado do lendário Elias Figueroa – único embaixador chileno creditado pela FIFA –, Valdívia, Aléxis Sánchez e Mena são alguns dos astros do futebol do Chile, que promete reunir uma das maiores e mais animadas torcidas presentes no Brasil durante a Copa do Mundo. Segundo números divulgados pelo governo e pelas associações de futebol do Chile, cerca de 50 mil chilenos irão atravessar a Cordilheira dos Andes para apoiar sua seleção, a “La Roja”, durante o Mundial. Porém, há outros chilenos que já estão fazendo muitos gols por aqui: Vinho, Salmão, Azeite de Oliva e Mexilhão. Estes são alguns destaques da “seleção” de produtos que o Chile apresenta ao mercado brasileiro. Com excelentes condições de clima e solo, investimentos em novas tecnologias, uso sustentável dos recursos naturais e localização estratégica entre os Andes e o Pacífico, o Chile vem se destacando como um dos países mais relevantes na indústria mundial de alimentos. “Atualmente, o país exporta cerca de US$ 15 bilhões ao ano em alimentos para todo o mundo e a expectativa é ocupar, até 2020, o ranking dos 10 principais países exportadores no setor”, explica Oscar Páez Gamboa, diretor comercial do ProChile, órgão responsável por assuntos comerciais do Chile no Brasil. Com números expressivos, o Brasil é o quarto sócio comercial do Chile, atrás da China, Estados Unidos e Japão. Em 2013, as exportações chilenas para o Brasil alcançaram US$ 4.427 milhões, com um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Tal a importância do mercado brasileiro para os alimentos chilenos, que o País se converteu no principal destino dos projetos de Marcas Setoriais do Chile. Atualmente Wines of Chile, Salmón de Chile, Mexilhões da Patagônia e Azeite de Oliva do Chile estão presentes com campanhas de posicionamento de marketing para destacar os atributos que fazem da oferta chilena algo único e do gosto dos brasileiros. “Em ano de Copa do Mundo, o Chile marca presença com sua melhor oferta exportável”, comemora Oscar Páez. Do outro lado, o Brasil é o principal destino do investimento do Chile. Apenas no período de junho de 2012 a junho de 2013, o País acumulou investimentos de US$ 9.773 milhões, o que representa 45% do total anual de investimentos chilenos diretos no mundo, reforçando a importância da parceria comercial entre os dois países. ProChile Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 39 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: http://www.prochile.gob.cl – See more at: http://www.24horasnews.com.br/esportes/ver/selecao-do-chile-conquista-os-cuiabanos.
Redação 24 Horas News

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo