GERAL

Dia do Índio é momento de reflexão, diz Ana Carla

No dia em que o Brasil comemora o Dia do Índio a secretária de Educação do município, Ana Carla Muniz, ressaltou que o momento é de reflexão, para pensarmos qual o tratamento que estamos dando para a população indígena. A secretária explica que diante da era da modernidade, os índios travam a luta para manter a cultura e os costumes de centenas de anos.

Para a secretária, há muito que ser feito para que os indígenas tenham garantia de saúde, saneamento básico e educação. “Nós aqui em Rondonópolis atendemos nas escolas que funcionam dentro de três aldeias indígenas dos bororo mais de 150 indiozinhos, procurando preservar e incentivar a cultura deles, inclusive com aulas da língua falada por eles e respeitando os costumes da aldeia”, destacou lembrando que muitos índios não têm acesso a educação nem na aldeia nem fora dela.

Segundo a secretária, o acesso à educação é uma forma de garantir conhecimento para que os índios possam defender seus direitos ou mesmo ingressar no mercado de trabalho, caso desejarem. Ela lembra que quem mora em Rondonópolis possui uma proximidade maior com os indígenas e que muitos dos costumes deste povo fazem parte da rotina de alguns habitantes. “Entendo que todos nós podemos ter na veia um pouco de sangue de índio, já que eles foram os primeiros habitantes do Brasil”.

Ana Carla destacou a importância da valorização dos costumes indígenas lembrando que atualmente o funeral dos Bororo é fonte de pesquisa de vários antropólogos do Brasil e do mundo. “O ritual é belíssimo e precisa ser respeitado, não há lugar para discriminação. Temos que trabalhar uma proposta de inclusão, de troca de experiências e isso inclui também aprender e respeitar as tradições dos índios”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo