Sefaz-MT publica nota alertando sobre golpe dos boletos do IPVA de 2016

A Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso divulgou nota nesta segunda-feira (4) alertando os contribuintes para o fato de que a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado não é feita por meio de envio de boletos pelos Correios ou pela internet, via e-mail.
O alerta foi feito devido à circulação recente de boatos reportando golpes envolvendo o envio de falsos boletos de pagamento do IPVA de 2016 por e-mail ou por Correios a contribuintes de outras partes do país.
Em Mato Grosso, esclareceu a Sefaz, o contribuinte deve acessar a internet para obter e imprimir seu boleto, por meio dos sites da Sefaz ou do Departamento estadual de Trânsito (Detran). As agências fazendárias também podem ser procuradas para obter o documento de arrecadação. O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada.
Quem possui veículo com placas terminando em 1 pode pagar o IPVA com desconto de 5% até o dia 10. O pagamento também pode ser parcelado em até três vezes sem desconto. Já entre os dias 11 e 20, o IPVA poderá ser recolhido com desconto de 3% à vista. Até o final do mês, já não haverá desconto. Após o fim do mês, passam a incidir juros e multas.
A tabela e o calendário de pagamento do IPVA já foram divulgados no site oficial da Sefaz em dezembro. O valor do imposto deve sofrer redução de 3,3% em 2016.