Sanear está com 14 grandes obras em andamento na cidade

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) está com 14 obras em andamento em várias regiões da cidade que irão atender a população tanto na ampliação da rede de esgoto condominial como na melhoria do abastecimento de água, somente neste último mês. A intenção é promover qualidade de vida dos rondonopolitanos, evitando falta de água em momentos pontuais e elevando a cobertura da rede de esgoto, que hoje já atinge 80% da cidade.
Para melhorias no abastecimento de água estão em andamento cinco obras: a construção da adutora do Monte Líbano e Buriti; redes de água nos bairros Cidade Salmen, Jardim Alvorada e Jardim Lourdes; a construção do reservatório do Cidade Alta; e a construção do reservatório interno da Estação de Tratamento de Água (ETA).
Com a adutora do Monte Líbano e Buriti, ocorrerá um aumento na vazão de água para a região dos bairros Buriti, Conjunto São José I, II e III, Vila Mineira, Jardim das Flores, Jardim Tropical, Serra Dourada, Edelmina Querubim, entre outros da região.
Já, o reservatório do Cidade Alta aumentará a demanda de água para a Vila Cardoso, Jardim Participação e Jardim Iguaçu, bem como demais bairros da região, resolvendo problemas pontuais.
O reservatório interno da ETA tem a função de melhorar a eficiência no tratamento da água que é fornecida para a população de Rondonópolis.
Em relação ao esgoto, estão em andamento nove obras. Está em construção a rede de esgoto da região do bairro Sagrada Família e Jardim Atlântico e Europa, que ligará esta região, que até hoje não havia sido atendida, à rede de esgoto condominial.
Também está em obras a estação elevatória Três Poderes, que irá liberar a ligação da rede de esgoto na região da Vila Mineira, Serra Dourada e Dinalva Muniz, bem como a elevatória Rio Vermelho, que irá permitir o fechamento de elevatórias antigas e trazer maior abrangência de bairros atendidos com rede de esgoto, melhorando a eficiência energética.
Ainda em construção estão o interceptor na Rua Fernando Correa da Costa que tem por objetivo elevar esgoto por gravidade; o coletor do Sítio Farias, que levará a liberação da rede de esgoto para a população do bairro; a obra de esgoto para atender os bairros Maira Vetorasso e Verde Teto; e outro coletor que irá atender o Village do Cerrado I e II, Santa Clara e parte do Sagrada Família.
Estão em reforma a estação elevatória de esgoto da Vila Canaã, que está passando por um processo de modernização para melhorar o sistema, já que ela é responsável por receber o esgoto da maior parte da cidade e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está com sua capacidade sendo aumentada para o dobro de tratamento.