Profissionais de Odontologia entram como grupo prioritário

Os profissionais de Odontologia agora fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a COVID-19. O Ministério da Saúde incluiu a classe e divulgou nesta segunda-feira (18.01) um informe técnico a respeito do tema.
Em Mato Grosso, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) já havia solicitado, em dezembro passado, ao Governo do Estado que incluísse os profissionais da área no plano de vacinação. Neste mês, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) respondeu que o plano era de responsabilidade da União.
Agora, por meio de solicitação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), as diretrizes para estruturação da campanha foram anunciadas via Informe Técnico pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).
A Campanha Nacional de vacinação iniciará com a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan é uma vacina contendo o vírus SARS-CoV-2 inativado, com eficácia de 77,96%. A expectativa é vacinar pelo menos 90% da população alvo de cada grupo.
Para facilitar no processo de planejamento e execução desse cadastro, o CFO encaminhou à época o mapeamento nacional detalhado desses profissionais, contendo os dados necessários para integrar o plano nacional de vacinação. O CFO reitera a disposição para contribuir com o que for preciso para a logística de distribuição prioritária.
Segundo orientações previstas no Informe Técnico, o registro da dose aplicada da vacina será nominal/individualizado. Para o Ministério da Saúde, essa modalidade de registro garante o reconhecimento do cidadão vacinado pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS), a fim de possibilitar o acompanhamento das pessoas vacinadas, evitar duplicidade de vacinação, e identificar/monitorar a investigação de possíveis EAPV.
Com informações do CFO