Após acordo firmado com o ministro Flávio Dino, Pátio e Paulo José recebem diretores da PF

A Polícia Federal vai agilizar os procedimentos para a construção de sua nova sede em Rondonópolis. A informação foi prestada nesta sexta-feira (21) durante visita do Diretor de Administração e Logística da PF, André Luis Lima Carmo, e da Superintendente da corporação em Mato Grosso, Lígia Neves Lucindo. Após vistoriar a área ao lado do presidente do Sanear, Paulo José Correia, eles se reuniram com o prefeito José Carlos do Pátio e outras autoridades do município para discutir detalhes do investimento.
A construção da nova sede da PF foi acertada há cerca de duas semanas em reunião com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em Brasília. Atendendo uma sugestão de Paulo José Correia, o ministro concordou em aplicar no município cerca de R$ 60 milhões oriundos de uma decisão judicial já transitada em julgado.
“Esse recurso já está à disposição da União. Uma parte será usada na construção da nova sede e o restante financiará a implantação e ampliação de programas na área da segurança pública”, explicou Paulo José.
A sede da PF será construída numa área de 10 mil metros² doada pelo município. A Prefeitura também fornecerá levantamentos topográficos e apoio na elaboração dos projetos básico e executivo. O prefeito José Carlos do Pátio se prontificou ainda a assumir a execução da obra, para agilizar o processo.
“Entendemos que Segurança Pública também é uma questão social. Investimentos muito em equipamentos sociais nos últimos anos, mas também precisamos de uma Polícia Federal forte e bem estruturada”, disse Pátio ao destacar que o crescimento populacional registrado pelo IBGE no último senso veio acompanhado de indicadores comprovando a melhoria dos indicadores sociais no período.
A superintendente da Polícia Federal e o diretor de Administração e Logística agradeceram o apoio do município. André Luiz disse que as instalações atuais já não são adequadas e que o ministro Flávio Dino pediu urgência nas medidas visando melhorar as condições das mais de 120 unidades da PF no país.
A previsão é que os projetos fiquem prontos e sejam aprovados até o fim do ano. As obras devem começar no início de 2024 e, se necessário, a construção poderá ser feita em terreno maior também no CPA de Rondonópolis.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Júnior Mendonça, o delegado da PF no município, Otávio José Lima de Oliveira, o secretário do GASP, Valdemir ‘Biliu’ Castilho, a secretária de Habitação, Huani Rodrigues e outros servidores da Prefeitura e da Polícia Federal.
Fonte: Da Assessoria