Ana Carla participa de seminário sobre política educacional no Instituto Ayrton Senna

A secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz, está em São Paulo participando do 3º Seminário de Política Educacional cuja discussão é “Governança e currículo na educação pública”. O evento é realizado pelo Instituto Ayrton Senna e conta com referências na educação. O seminário conta com uma plateia seleta de 150 participantes, entre eles prefeitos, secretários de educação de estados e de municípios. A proposta é debater educação de qualidade e disseminar conhecimentos de práticas bem-sucedidas de gestão nas redes municipais e estaduais de ensino.
Ana Carla destaca que a proposta é se informar sobre práticas que estão dando resultado no Brasil para podermos melhorar o ensino no nosso município. Além de compartilhar ideias a respeito da política educacional com outros secretários e técnicos.
O primeiro tema do encontro, no dia 24, foi Governança e gestão educacional: o direito à educação de qualidade e ao desenvolvimento social, aprofundado pelo Secretário de Educação Municipal de São Paulo, Cesar Callegari, o Promotor de Justiça Luiz Antonio Miguel e o Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Francisco Aparecido Cordão, tendo a mediação de Mozart Neves Ramos, Diretor de Articulação e Inovação do IAS.
Um dos itens dessa conversa é o pacote ‘Mais Educação São Paulo’ que prevê mudanças como a volta de avaliações bimestrais, o envio de boletins aos pais, lição de casa e recuperação, além de medidas disciplinares como advertência e suspensão aos alunos.
Em seguida, será a vez de Eládio Sebastián Heredero, Doutor em Educação pela Universidade de Alcalá, Espanha, Zilma de Oliveira, da USP, e Maria Inês Fini, Reitora da Universidade Metropolitana de Santos, com mediação de Luiza Cristov, da Unesp, discutirem a proposta de currículo nacional integrada (da Educação Infantil ao Ensino Médio), no painel Política curricular num sistema que atende dos 4 a 17 anos.
Para falar da Política de alfabetização: avanços e estagnações foram convidados Romeu Caputo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Julio Cesar da Costa Alexandre, Secretário de Educação de Sobral (CE), e Lucia Couto, Secretária de Educação de Embu das Artes (SP), tendo a mediação de Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM – Modelo Inovador de Escola em Tempo Integral. O foco da conversa é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), anunciado pelo governo federal em 2012, e a proposta do MEC sobre uma base única de currículo para as escolas.
Raquel Teixeira, ex-deputada federal, e José Maurício Conti, da USP, mediados por Nina Beatriz Raniei, da USP, vão discutir o tema Políticas Públicas: organização do sistema, gestão e financiamento. Dentre os itens em discussão está o Projeto de Lei da ex-deputada, em tramitação no Congresso Nacional, que propõe tornar inelegíveis por quatro anos prefeitos e governadores que piorarem a pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para encerrar o evento, no dia 25, um painel de experiências vai mostrar as práticas bem-sucedidas nas redes de ensino das cidades de Itatiba (SP), Licínio de Almeida (BA), Estreito (MA), Boca do Acre (AM) e Castelo do Piauí (PI), parceiras do Instituto Ayrton Senna.