22.7 C
Rondonópolis
domingo, maio 19, 2024

Antonio Joaquim anuncia férias e aposentadoria do TCE-MT para retomar projeto político

O conselheiro presidente Antonio Joaquim anunciou na sessão plenária da última terça-feira (29/8), que deixará em definitivo o Tribunal de Contas de Mato Grosso a partir do mês de outubro. O pedido de aposentadoria já foi protocolado e, durante o mês de setembro, usufruirá um mês de férias.
Explicou que vai se dedicar à atividade partidária, retomando vida político-eleitoral abandonada quando assumiu o cargo no TCE-MT, em abril de 2000. “Estou me reinventando. Vou em busca de novos desafios”, disse. Segundo ele, o período vivido no Tribunal de Contas foi muito importante para a sua formação e conhecimento em gestão pública.
Também afirmou que está deixando o cargo com a consciência tranquila de que contribuiu para o aperfeiçoamento da instituição, especialmente ao liderar a mudança para o atual modelo de fiscalização, focado na análise de atos de gestão, atuação concomitante e processos que tenham materialidade, relevância e/ou risco.
Antes, o TCE tinha foco em contas anuais e somente julgava processos ao final de sua conclusão. “As obras da Copa do Mundo, que não foram julgadas até hoje porque não foram entregues, obrigaram o TCE-MT a rever seu modelo de atuação, de esperar a conclusão do processo para intervir. Com o novo modelo, aprovado e colocado em prática a partir de 2016, jamais o Tribunal de Contas cometeria o erro que ocorreu com essas obras da Copa”, disse.
A despedida do conselheiro Antonio Joaquim foi exaltada por todos os seus pares presentes na sessão.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO