22.6 C
Rondonópolis
sábado, maio 4, 2024

Após 30 anos de espera, região do Jardim Atlântico recebe rede de esgoto

Após mais de 30 anos de luta, os moradores dos bairros Jardim Atlântico, Jardim Europa, Cidade de Deus e Vila Cardoso serão beneficiados com a implantação da rede de esgoto. A Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades liberaram e assinaram a ordem de serviço para a realização das obras.

O vereador Professor Silvio Negri (PCdoB), que sempre acompanhou e intermediou esse anseio dos moradores da região, informou que as obras devem começar já na próxima segunda-feira (2). “Depois de muita luta da Prefeitura, Câmara, Sanear, e através de articulações políticas, conseguimos fazer com que a ordem de serviço fosse assinada. Inicialmente as obras iniciariam em um bairro por vez, mas o prefeito e a diretora do Sanear aceitaram nossa proposta de executar todas as obras ao mesmo tempo. Esperamos que a promessa seja cumprida”, explicou o vereador.

A Câmara Municipal aprovou o financiamento do PAC 2 no valor de, aproximadamente, R$ 55 milhões de reais, sendo que R$ 7,5 milhões são destinados para a implantação do esgoto que atenderão esses bairros. Os demais bairros que circundam a região do Atlântico já possuem rede de esgoto. “Os moradores da região do Jardim Atlântico e Europa sofrem muito com a falta de esgoto, eles precisam furar fossa séptica e os transtornos e prejuízos são grandes, sem contar a água que é jogada diariamente nas ruas, causando buracos, sujeiras e proliferação de doenças”, enfatiza Silvio Negri.

A fossa séptica é uma forma simples e barata de disposição dos dejetos, porém o tratamento não é completo como numa rede de esgoto. Dessa forma, as fossas enchem e precisam de auxílio de um caminhão, por exemplo, para retirar os resíduos.

“Incentivar e fiscalizar as obras e necessidades da população é uma forma de garantir a dignidade humana e o desenvolvimento social e econômico do município. Essa é a minha preocupação enquanto cidadão, professor e legislador. É uma questão não só de infraestrutura, mas de saúde, meio ambiente e qualidade de vida”, defendeu.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO