Em MT votação começará as 07 horas e terminará às 16 horas; veja as orientações

Os eleitores de Mato Grosso que gostam de deixar para votar na última hora devem ficar atentos neste ano. Uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a uniformização do horário de votação em todo o país. Nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), as seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila. Isso significa que aqui a votação começará pontualmente às 07 horas da manhã e terminará às 16 horas. Quem chegar depois desse horário, não poderá votar.
A mudança está prevista Resolução TSE nº 23.669, aprovada em dezembro do ano passado. O período de votação continuará sendo de oito horas, mas tendo como referência o fuso horário do Distrito Federal.
Além de Mato Grosso, as seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso do Sul e de Roraima também abrirão uma hora antes, ou seja, às 7h do horário local, e serão fechadas às 16 horas.
Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciará a votação às 7h. Contudo, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começarão com duas horas de antecedência, isto é, às 6h.
Já em Fernando de Noronha (PE), a votação será iniciada às 9h do horário local para coincidir com o horário da capital federal.
A regra não vale para eleitores que votarão no exterior.
TEMPO PARA CONFERIR
Outra mudança na eleição deste ano é que, pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo.
A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.
Segundo a Justiça Eleitoral, a implementação desse tempo a mais na urna eletrônica visa estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.
Vale lembrar que no dia da eleição é possível votar com bonés e camisetas com a divulgação dos candidatos. O eleitor também pode levar consigo uma colinha contendo nomes e números para cada um dos cargos em disputa – deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Mas atenção: todos os eleitores devem se portar com discrição, de forma silenciosa e evitar tumultos.
Em Rondonópolis a segurança da eleição será feita pelas polícias Civil e Militar e também por militares do Exército. A Polícia Federal também prestará apoio principalmente nos locais de votação situados na zona rural e aldeias indígenas.
Os eleitores podem ‘treinar’ o voto utilizando o simulador de votação disponibilizado pela Justiça eleitoral.
Eduardo Ramos – Da Redação