Com investimentos públicos e privados rua José Barriga se transforma em área nobre

Rondonópolis, 30 de março de 2001, Vila Jardim, rua José Barriga, nas proximidades da ponte do Ribeirão Arareau; um jovem é atingido por um tiro na cabeça, disparado por uma guarnição da Polícia Militar numa ação filmada por equipes de televisão.
O caso, que culminou na morte de Nilson Pedro da Silva, ganhou as páginas do noticiário local durante todo o dia, e repercutiu até mesmo no Jornal Nacional. O então menor de idade morreu, apenas pelo fato de ter se assustado com a truculência de parte de policiais militares que estavam na operação.
Depois da execução, sem dar qualquer chance de defesa ao menor, veio a confirmação que horrorizou a cidade e o país. Ele era trabalhador, recém vindo da zona rural, sem qualquer tipo de relação com a criminalidade e com crimes que eram praticados na região.
Dez anos depois os culpados foram condenados.
No entanto, essa era uma realidade comum na região, que era conhecida pela violência e crime.
A rua H, uma das travessas da rua José Barriga, via que cruza a Vila Jardim, como um dos principais pontos de tráfico de drogas na cidade. O comércio vivia uma fase de dificuldades devido principalmente à criminalidade. “As pessoas tinham vergonha de dizer que moravam aqui”, disse Fernando Neves de Menezes, morador há mais de 30 anos na região.
Pois bem; passados 21 um anos do caso Nilson Pedro da Silva, que representou o ápice da violência na região, a Vila Jardim é outra. Houve uma mudança radical.
A criminalidade na rua H praticamente desapareceu. O local que antes era mal visto pelo empresariado, aos poucos está mudando a suas características e ganhando ares de área nobre da cidade.
Os motivos para essa mudança são muitos; o primeiro está relacionado à queda dos índices de violência. “Hoje morar aqui é seguro”, completou o morador Fernando.
A Prefeitura também investiu, resolvendo problemas de infraestrutura e urbanização. Um dos destaques é a pracinha construída num ponto estratégico com jardim, coqueiros e uma academia ao ar livre muito freqüentada pelos moradores.
Com isso, houve dezenas de novos empreendimentos comerciais que se sentiram seguros em investir na região e estão recebendo o retorno merecido.
Lojas comerciais, mercados, padarias e farmácias passaram a conviver com essa nova realidade, com fachadas modernas e conforto de shopping aos clientes.
Outro motivo do sucesso é que o bairro está perto do centro da cidade, e também da região da Lions Internacional, que é considerada a área mais nobre da cidade e tem um dos metros quadrados mais caros e valorizados da cidade.
A Vila Jardim está a menos de mil metros da Lions.
Percebendo essa nova dinâmica, o comércio no local, mudou. Novos empreendimentos que vão desde a venda de móveis, padarias e mercados de ponta, mostram a nova realidade do local. “Parece que estamos em outra cidade, isso aqui está bonito demais”, disse Fernando.
Um exemplo da grandeza comercial que a região ganhou está no multicondomínio Vila Jardim, que está sendo construído na rua José Barriga. O empreendimento que deve contar com mais de 200 apartamentos, entre 64 a 67 metros quadrados, levou para a região um Supermercado e uma nova farmácia, que já trouxe uma nova realidade.
No material publicitário para a obra, a construtora faz questão de destacar que um dos diferenciais da região nos dias de hoje é a localização, entre o centro e a região da Lions.
Lucas Perrone – Da Redação