ECONOMIA

Atividade amplia expositores em 80% e mostra profissionalização de empresários

A sétima edição do 'Rondonópolis Está na Moda' traz neste ano a multiplicidade dos segmentos relacionados ao setor. Com este conceito, o evento foi ampliado de 20 expositores em 2008 para 36 (80%) e acolheu os segmentos de acessórios (bolsas, cintos, pulseiras e brincos), jóias e cosméticos. Assim, os desfiles de moda da origem do evento se transformaram em uma mostra dos produtos ali expostos no corpo das modelos.

O Rondonópolis Está na Moda, realizado na terça-feira (24.11) e quarta-feira (25.11) reuniu lojistas de 14 municípios do interior de Mato Grosso interessados em conhecer e fazer contato para adquirir produtos da indústria da moda feitos no Estado. Os organizadores contabilizaram nos dois dias cerca de 2.500 pessoas em visitas ao Centro de Eventos Ipê.
A consolidação da atividade organizada pelo Sebrae-MT, Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado (Sinvest) é também o amadurecimento dos empresários do setor, que nos últimos anos se profissionalizaram com busca de informações em eventos nacionais e melhoria de produção.
Eles ainda ampliaram o faturamento, como na expansão acima de 35%, meta estabelecida pelo setor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções do Sebrae entre 2007 e 2009. “O evento era só desfile, agora agrega feira. Ele não tinha cunho de negócio. Desde o ano passado fizemos exposição de produtos com a feira. Agora o desfile é apenas uma atividade do 'Rondonópolis Está na Moda'”, descreve o líder da Unidade Setorial Indústria do Sebrae Mato Grosso, José Valdir Santiago, a respeito dos avanços. Este ano, o local do evento foi reservado apenas para os expositores e o desfile foi na parte externa, outro indicador do crescimento da atividade econômica.
A presidente do Sinvest, Cláudia Fagotti, retrata os novos benefícios do setor ligados à própria postura do empresário. "Ele melhorou o chão de fábrica quando olha o mercado nas missões, modifica o mix de produtos, começa a vender fora do Estado", cita. "Hoje nossas empresas são indústrias, deixaram de ser fundo de quintal com a formalização. As empresas, mesmo pequenas, têm linha de produtos, designer e investimento em software", detalha.

COSMÉTICOS
Para a diretora de Marketing da Cia do Avestruz e da linha de cosméticos Ostrich Cold Dream da empresa, Tania Kramm da Costa, o evento é um canal de visualização de produtos. Além da linha, a empresa com sede em Cuiabá atua há três anos no segmento de carne do animal, produzida de forma orgânica e natural, e acessórios, como bolsas, pulseiras e calçados masculinos fabricados a partir da pele de avestruz em Mato Grosso.
“A expectativa é divulgação. Em Cuiabá fechamos parceria nas últimas duas semanas com a Drogaria Panda e temos distribuidores”, diz sobre estratégia da linha de cosméticos de hidratantes de óleo de avestruz, cujas propriedades são cicatrizantes. “Esperamos a oportunidade de trazer esses produtos para cá também. Isso é o que estamos buscando”, afirma.
A Empório Natural, de Rondonópolis, é outra empresa do segmento que se dedica a divulgar seus produtos no evento, tais como sais de banho e sabonetes.
No segmento de jóias, o polo joalheiro reunido em torno da Associação dos Joalheiros de Mato Grosso (Ajomat), parceiro do evento, também levou para o Rondonópolis Está na Moda produtos das marcas Carmem D´lamonica, Marcio´s Design, Princess Jóias e Oficina de Metais (ourivesaria).
“A moda é ligada à jóia. Ela entra como acessório. E a moda é ligada ao estilo próprio de cada pessoa. Não é aquela coisa só direcionada para um setor. Você pode compor seu estilo”, avalia a vice-presidente da Ajomat, Carmem D´lamonica sobre a importância do segmento divulgar seus produtos em um evento como o de Rondonópolis
Fonte: SEBRAE/Rondonópolis

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