Atividades da prefeitura garantem qualidade de vida para idosos

Transformar isolamento e depressão em auto-estima elevada e alegria de viver. Esta é meta alcançada pelo trabalho das equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Promoção e Assistência Social e das unidades do Programa de Saúde da Família – PSFs que uniram forças para organizar as atividades comemorativas ao Mês do Idoso.
Homens e mulheres da Geração Melhor Idade que participaram do piquenique às margens do Rio Vermelho, na tarde desta quarta-feira (8), classificaram a iniciativa como excelente para melhorar a qualidade de vida de todos. O secretário Mohamed Zaher se uniu ao grupo, no Cais de Rondonópolis, e avaliou o prazer de conviver com os idosos e as crianças da comunidade acolhidas pelas unidades de assistência social.
“O desafio que o prefeito Percival Muniz me deu de comandar esta Pasta é prazeroso porque a nossa Secretaria é cheia de amor. E aqui posso lidar com o que eu mais gosto que são os idosos e as crianças”, comentou o secretário ao agradecer a participação de todos. A expectativa é que os grupos compareçam também ao baile da terceira idade que vai acontecer no dia 16 de outubro, no Caiçara Tênis Clube.
Prazer de viver
As pessoas da melhor idade atendidas pelo serviço público em Rondonópolis comemoram a chance de redescobrir o prazer de viver nas atividades rotineiras e eventos especiais como o piquenique coordenado pela gerente de Proteção Social Básica, Márcia Casali. Florinda Alexandrina das Neves (70) que participa do grupo do PSF Parque Universitário, definiu o evento como ‘excelente’.
Na opinião da sorridente Florinda, as atividades gerais fazem cair a depressão, acabar com o isolamento e melhorar a auto-estima. Ela aponta como momento de mais alegria as aulas semanais de hidroginástica e natação. João Wilson de Queiroz (64) avalia que conseguiu se divertir muito durante o piquenique. “É a primeira vez que participo desse tipo de evento e estou achando muito bom”, comenta.
Aos 94 anos, Maria Lianor da Conceição conta que só participou de um piquenique agora e aprovou a ideia. “Quando eu era moça (jovem) só vivia na roça, trabalhando. Agora eu posso fazer os passeios que gosto e esse aqui está ótimo”, avalia. Maria acredita que participar das atividades desenvolvidas pelo Cras Luz Da’yara lhe proporciona mais vigor e energia. “Isso me mantém ativa. Consigo lavar a minha roupa, cuidar da minha casa e cozinhar sempre”, afirma.
Integração
Márcia Casali explica que a iniciativa foi para promover a integração entre os grupos e apresentar para a população os serviços oferecidos pelas unidades da Assistência Social e de instituições religiosas. Além do serviço dos Cras, a cidade conta com outros 17 grupos de apoio ao idoso. A ação conta com a parceria do Conselho Municipal do Idoso, da gerência de Saúde do Programa do Idoso e Alimentação Saudável e das equipes de PSFs.
Daniel Dutra – pastor da Igreja Presbiteriana Independente – destacou a capacidade de produção do idoso na abertura do evento, no Cais de Rondonópolis. Ele citou trechos bíblicos para defender que os sonhos e os projetos promovem uma vida feliz.