Campanha de Combate à Hanseníase têm pit stop para orientar população

Começou nesta quinta-feira (28) a Campanha de Combate à Hanseníase realizada pelos agentes da Secretaria de Saúde de Rondonópolis. Entre as ações, estão programados mutirões de exames e abordagens de pit stop com distribuição de adesivos da campanha e panfletos informativos. A primeira ação foi um mutirão de exames de pele que ocorreu nesta manhã, no PSF Vila Olinda, e a segunda é o pit stop que ocorre a partir das 16h até às 18h na esquina entre a Av. Presidente Kennedy e a Rua Rosa Bororo.
Para Lourenço Neto, enfermeiro responsável pelo Programa de Combate à Hanseníase no Município, as ações servem para conscientizar os cidadãos sobre os perigos da doença. “Todo ano desenvolvemos um trabalho de controle desta doença que causa manchas na pele, com alteração de sensibilidade, e que se não for tratada a tempo pode causar problemas sérios”, conta.
A equipe da Saúde coordenada por Lourenço esteve nesta manhã na região da Vila Olinda e um cidadão foi atendido com lesão suspeita, examinado e encaminhado para tratamento no PSF.
O último dia do mês de janeiro é a data que marca o combate mundial a Hanseníase e a Prefeitura de Rondonópolis programa diversas ações de apoio à campanha. Nesta sexta-feira (29) haverá mutirão com atendimento médico das 8h às 16h no Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo e um café da manhã especial para pacientes no Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose. No sábado (30), a Secretaria de Saúde promove um pit stop na Praça Brasil com exames de pele, orientações sobre a doença e aferição de pressão arterial.