GERAL

Barack Obama ganha prêmio Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2009 por "seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e cooperação entre os povos", explicou o comitê do Nobel em nota.
"Muito raramente uma pessoa como a mesma magnitude de Obama capturou a atenção do mundo e deu a seu povo esperança por um futuro melhor", destacou o comunicado.
O texto diz que a organização do prêmio atribuiu importância especial para o trabalho de Obama por um mundo sem armas nucleares e que ele, como presidente, criou um novo clima na política internacional.
"A diplomacia multilateral recuperou uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar. O diálogo e as negociações são escolhidos como instrumentos para resolver até os mais difíceis conflitos internacionais. A visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou fortemente o desarmamento e as negociações de controle de armas", observou o Comitê do Nobel.
Obama, 48 anos, o primeiro presidente negro dos EUA, foi eleito no ano passado. Ele é o terceiro presidente americano em exercício que recebe o Nobel da Paz, na esteira de Theodore Roosevelt, em 1906, e Woodrow Wilson, em 1919. O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter foi laureado em 2002. Neste ano, o Comitê do Nobel recebeu 205 indicações para o prêmio
G.1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo