GERAL

Dia Mundial da Água é comemorado em Rondonópolis na Praça dos Carreiros

Com uma extensa participação das entidades constituídas, dentre elas Comissão Pastoral da Terra, Grupo Arareau de Pesquisa em Educação Ambiental, Sindicato da Agricultura Familiar, SEMMA Rondonópolis, SANEAR, 2ª. CIA de Polícia Ambiental, UFR/CUR e JUVANM – Juizado Volante Ambiental, Rondonópolis marcou presença na quinta feira 22/03 Dia Mundial da Água data comemorada em todos os países do mundo.
O evento contou com a presença da Dra. Milene Aparecida Pereira Beltramini, Juíza de Direito do Juizado Volante Ambiental e Vara Ambiental, de outras autoridades civis e militares do ativista Almir Araújo da Comissão Pastoral da Terra e do Grupo Arareal que falou a nossa reportagem externando a sua indignação pela falta de respeito para com o meio ambiente, em especial pela falta de consciência e péssima conservação da agua em nossa região; “Infelizmente essa é uma data que não temos nada para comemorar, as pessoas estão envenenando o sólo, o lençol freático, se esquecendo que a água é um bem vital.
Falta consciência na preservação desse bem finito, alguns países já assimilaram mas nós brasileiros ainda temos muito a trabalhar por essa conscientização de todos. Um dos grandes problemas são os agrotóxicos utilizados nas grandes lavouras. O Grupo Pão de Açúcar adquiriu uma fazenda onde faz plantações exclusivamente com base naturalista ecológica. Esse é um grande exemplo de sustentabilidade e preservacionismo, que deveria ser seguido por muitos.” Disse Almir Araújo.
Um dos mais importantes eventos da semana no país foi sem dúvida o 8º. Fórum Mundial das Água que este ano foi sediado em Brasília. Um do maiores eventos internacionais do mundo sobre recursos hídricos. O Fórum foi organizado pelo Conselho Mundial da Água, e reúne a cada três anos, Chefes de Estado e de Governo. Ministros, empresa privadas, organizações não governamentais, academia, instituições internacionais e sociedade civil, com o objetivo de debater, compartilhar experiências e propor ações relacionadas ao uso e a gestão sustentável da água. Participaram do 8º. Fórum cerca de 400 instituições, de aproximadamente 70 países. O evento se encerrou na última sexta feira 23/03 com muitas propostas, fazemos votos que todas elas possam ser postas em prática para que todos se utilizem do precioso liquido com muita sabedoria, sem desperdícios ou poluição de nascentes, rios e matas.

Da redação Denis Maris

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo