GERAL

Vacinação antirrábica teve início em Rondonópolis

A vacinação antirrábica já teve início em Rondonópolis, cada pessoa que necessite vacinar seu cão ou gato, já pode levar os animais na Unidade de Vigilância de Zoonozes que as vacinas estão disponíveis. Não só na área urbana tem imunização, como na zona rural também, pois as equipes já estão trabalhando nestas áreas.

Segundo o veterinário Kleysller Willon, o Dia D da vacinação antirrábica ainda não foi definido, mas já adiantou que deve acontecer no fim do mês de outubro. Neste período as unidades de saúde do município também estarão mobilizadas para receber os “amiguinhos de quatro patas”.

Devem receber a dose da vacina cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os abinais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período e deverão ser levados à unidade de zoonose quando estiverem saudáveis ou após o desmame dos filhotes.

Raiva – A doença de origem animal é perigosa para os humanos. Cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos desenvolvem paralisia muscular, pois é causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central.

Por se tratar de uma doença que não tem cura, a morte do animal acontece, em média, de cinco até sete dias após as manifestações dos sintomas. A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções dos animais contaminados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo