POLÍTICA

Bento Porto e Dante de Oliveira tiveram votação expressiva no município

Com 5885 votos, Bento Porto foi entre os candidatos a deputado federal, o mais votado de Rondonópolis.  O motivo da votação grande em Rondonópolis está baseado em duas situações, uma delas é que Porto tinha base política em Poxoréu, que em tese refletiu em votos no município, ele também teve apoio maciço dos principais lideres do PDS, incluindo o candidato a governador Júlio Campos e o candidato a senador Roberto Campos. 

Porto também foi o mais votado em todo o estado conquistando os expressivos 57958 votos, votação que seria grande até nos dias de hoje.  

Além de Bento Porto, outro nome bem votado na cidade e que não tinha base no município foi Dante de Oliveira. O ex-governador conquistou 3370 votos na cidade e teve em todo Mato Grosso, 22 474 votos. 

Dante foi um dos mais atuantes deputados daquela legislatura e foi autor da emenda das Diretas Já que previa eleição direta para escolha do presidente. Naquela época, os presidentes eram eleitos apenas pelo voto indireto, via Congresso Nacional. 

A emenda colocou  Dante em posição de destaque na mídia nacional e no governo José Sarney foi nomeado Ministro da Reforma Agrária. 

A emenda, no entanto, não passou. Mas, no ano de 1989, o Brasil pode votar para presidente, elegendo Fernando Collor de Mello. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo