Zico faz palestra em Cuiabá, cidade-sede da Copa 2014

O maior artilheiro da história do Flamengo, com 508 gols em 731 jogos, colecionando 9 títulos como treinador de futebol e mais de 60 títulos como jogador, Zico confirmou visita a Cuiabá em fevereiro de 2011. O astro do esporte conduz palestra no dia 17 de fevereiro, no Cenarium Rural. Os organizadores estão articulando a visita de Zico à Arena Pantanal, no bairro Verdão.
Zico deixou sua marca 333 vezes no Maracanã, um recorde que ainda não foi quebrado por nenhum outro jogador. Conquistou a Itália nas duas temporadas em que jogou pela Udinese. No Japão, tem a admiração de um povo que não se cansa de homenageá-lo pelo que ele fez no futebol da Terra do Sol Nascente.
Em Cuiaba, Zico vai contar histórias da carreira de treinador e ex-jogador do Flamengo, além de tirar dúvidas sobre o mundo do esporte e o mundo dos negócios. O evento, uma realização Gina Defanti, produção Mário Zeferino, e apoio do Governo do Estado e Agecopa, permitirá grande interação entre os participantes e Zico. Um dos pontos a ser abordado é a individualização em todas as áreas, que alcança o esporte.
“A vida do ser humano em geral está muito individualizada. No futebol profissional, isto leva a um isolamento. Não se conversa mais, é cada um com seu celular, laptop, quase não existe um laço de amizade. Antigamente, jogadores de uma mesma equipe eram mais ligados, tinha conversa, churrasco, os problemas eram discutidos, as famílias se conheciam. Esta é uma diferença brutal entre a minha época e a atual”, explicou Zico.
Sobre o trabalho como treinador, Zico declarou que o maior mérito de quem comanda uma equipe é conseguir tirar dos jogadores o que eles têm de melhor. E destacou três pontos para um jogador de futebol bem sucedido, entre outros: treinamento, alimentação e descanso. “Além disso, dedicação e respeito ao adversário são fundamentais a um profissional, que deve se preocupar principalmente em focar na sua torcida”, pontua o craque.



