ECONOMIA

Boa aplicação de recursos públicos gera economia pela Prefeitura de Rondonópolis

Pregão presencial ocorrido em 06 de setembro definiu empresas para fornecerem material de uso diário a ser utilizado pelas diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. Conforme o pregoeiro da Secretaria Municipal de Administração Filipe dos Santos Ciriaco, a sessão visava registro de preços para futura e eventual aquisição de materiais de expediente como cadernos, papéis sulfite, envelopes, etiquetas, canetas esferográficas, lápis, borrachas, grampeadores, pastas, entre outros.

Ao todo, nove empresas participaram do certame e seis foram selecionadas para abastecer a Prefeitura Municipal. Filipe atribui a quantidade de concorrentes à forma como é realizada a licitação: “A amplitude da licitação deve-se a aplicação correta dos princípios constitucionais. Como consequência da abrangência do pregão conseguimos gerar uma economia ao Poder Público e, por conseguinte, ao cidadão, já que este é um dinheiro do contribuinte que está sendo bem aplicado”.

Sempre observando os princípios da Administração Pública, que primam por legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na condução dos processos realizados pelo Poder Público, Filipe conta que, nessa concorrência, o Executivo Municipal conseguiu atingir uma economia de R$ 376.768,03. “A maior parte do desconto foi no papel sulfite que ficou abaixo do preço de mercado, chegando quase ao preço de atacado”, comemora e continua: “Nesse produto, foram mais de 40 rodadas de lances para chegarmos ao preço final”.

Disputa que acontece por meio de propostas e lances sucessivos em sessão pública, o pregão é modalidade de licitação do tipo menor preço adotada, usualmente, para aquisição de bens e serviços rotineiros e comuns. Ele permite largo alcance de participação no certame e a negociação é feita por meio de propostas consecutivas e decrescentes garantindo, dessa forma, a otimização no uso do dinheiro público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo