ECONOMIA

Brasil e China Fortalecem Parceria em Energia Sustentável

O Brasil e a China firmaram um acordo que incentiva a produção nacional de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O acordo prevê um investimento de R$ 5 bilhões em projetos voltados ao desenvolvimento do SAF, com potencial para impulsionar a produção brasileira. Em Mato Grosso, duas indústrias se preparam para a fabricação do combustível usado em aeronaves.

A parceria entre a ApexBrasil e a empresa chinesa de tecnologia verde, Envision Energy, é um dos maiores investimentos já realizados no setor de SAF. Além disso, o governo federal prevê R$ 17,5 bilhões de investimentos em 4 biorrefinarias que deverão ser concluídas em 2027. Essas unidades industriais produzirão diesel verde e outros biocombustíveis, impulsionando a transição energética no país.

O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (BioInd), Giuseppe Lobo, destaca que o governo federal criou Grupos de Trabalho para avançar na produção de SAF no Brasil. No entanto, ele ressalta que é necessário definir como será financiada a produção e garantir a demanda para tornar o setor mais competitivo. Com o acordo, o Brasil busca fortalecer sua posição no mercado de energia sustentável e reduzir sua dependência de fontes fósseis.

Fonte: Da Redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo