Colorido dos ipês anuncia a chegada da Primavera

Suas cores chamam a atenção de longe, seja nos tons amarelo, roxo, branco, rosa ou lilás, é impossível nesta época do ano passar por algumas ruas da cidade e praças e não notar a beleza dos ipês floridos. Ele proporciona um belo espetáculo com sua floração trazendo mais cores e vida para as ruas da cidade. Como mensageiro da natureza, o ipê anuncia a troca das estações, o período da queda das folhas coincide com a floração que se inicia no final do inverno e sinaliza a chegada da primavera.
Em Rondonópolis, a tonalidade das flores dos ipês já enfeita de maneira tímida a cidade e para registrar sua beleza, o jornal Folha Regional percorreu alguns pontos da cidade. Na Avenida Presidente Médice, o ipê mostra a exuberância das flores brancas. Na Rodovia do Peixe e outras áreas rurais, os ipês chamam a atenção pelo contraste com a natureza local. Basta uma volta pelas ruas e avenidas da cidade para que os ipês comecem a se mostrar com toda a sua beleza. Os ipês mais conhecidos são os das praças do Brasil e dos Carreiros, que começaram a florir discretamente enquanto é aguardado um grande espetáculo com sua coloração.
O ipê amarelo da Praça Brasil localizado na Rua Arnaldo Estevão, região central de Rondonópolis, é apontado como um dos patrimônios do município. Ele já foi escolhido como uma das ‘Sete Maravilhas de Rondonópolis’.
No Brasil, um decreto presidencial de 1961 tornou o ipê amarelo, a flor símbolo do país. Uma árvore bem brasileira e que é a cara do cerrado.
A floração dos ipês pode proporcionar um belo espetáculo com duração de até 20 dias. Da família da Bignoniaceae, o ipê está presente nos cerrados e florestas mais secas, algumas espécies são típicas das florestas tropicais americanas. No Brasil, existe cerca de 25 espécies de ipê.