GERAL

Juiz Eleitoral de Rondonópolis recebe a Medalha Dom Pedro II

O juiz eleitoral de Rondonópolis Wanderlei José dos Reis, titular da 46ª Zona Eleitoral, foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em sessão solene no dia 23.01 (segunda-feira), com a mais alta honraria da instituição, a medalha de honra Imperador Dom Pedro II, Grau Comendador, pela sua contribuição à instituição, ao Estado de Mato Grosso e ao País, distinguindo-se no desempenho das suas funções como juiz eleitoral da 46ª Zona de Mato Grosso nas Eleições de 2022 na preparação, organização e execução dos trabalhos eleitorais e no exercício do poder de polícia designado pelo TRE de fiscalização da propaganda eleitoral local, tornando-se merecedor do reconhecimento público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

O evento se deu no 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis sob a presidência do Coronel BM Alessandro Borges Ferreira, Comandante-Geral da instituição, que veio a Rondonópolis exclusivamente para esse fim.

O juiz Wanderlei Reis é ex-militar de carreira concursado do Exército Brasileiro desde seus 20 anos de idade, ex-servidor de carreira da Justiça Eleitoral de MS, ex-delegado de polícia em Mato Grosso (1º colocado no concurso) e juiz de direito (1º colocado no concurso) há quase 20 anos, tendo sido titular nas comarcas de Chapada dos Guimarães entre 2003-2004, Sorriso de 2004-2013 e atualmente jurisdicionando em Rondonópolis/MT, desde 2013, como titular da 1ª Vara Especializada de Família e Sucessões e juiz coordenador do CEJUSC de Rondonópolis. Foi juiz eleitoral titular da 34ª (Chapada dos Guimarães), 43ª (Sorriso) e 46ª (2014-2017 e de 2021-2023 – Rondonópolis) Zonas Eleitorais de Mato Grosso, já tendo participado diretamente da presidência do processo eleitoral no âmbito municipal de nada menos que cinco eleições no Estado.

O magistrado agradeceu a homenagem dizendo sentir-se lisonjeado com a honraria e ressaltou que sempre teve uma ligação muito estreita e produtiva no plano institucional com as instituições militares do Estado entre elas o CBM. “Já em 2010 em Sorriso, como juiz diretor do foro, firmamos parceria na formação para o fórum da 1ª Brigada de Incêndio do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso com servidores do Judiciário e na realização das Eleições 2010. Aqui em Rondonópolis, da mesma forma, nas Eleições de 2014 e 2016 e agora nas Eleições de 2022 realizamos um profícuo trabalho, com um resultado altamente benéfico à sociedade e ao Estado Democrático de Direito”.

O juiz eleitoral Wanderlei José dos Reis é mestre, doutor e pós-doutor em Direito, cursa o 2º doutoramento em Direito na Universidade de Lisboa (UL), MBA em Poder Judiciário pela FGV Rio, tem 13 especializações universitárias no Brasil e Europa, é autor de dez livros, professor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT), membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e da Academia Mato-grossense de Magistrados (AMA), já tendo recebido os títulos de Cidadão Honorário de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Rondonópolis. Também foi condecorado com a Comenda Claudino Frâncio (Sorriso/MT), Comenda Marechal Rondon (Rondonópolis/MT), Comenda Doutor Evandro Lins e Silva (OAB) e Comenda Dante de Oliveira (ALMT), com a Medalha da Ordem do Mérito Militar “Homens do Mato” Grau Comendador (PM/MT); Medalha do Mérito Acadêmico do Centenário da Academia Mato-Grossense de Letras (AML); Medalha do Mérito de Comemoração dos 110 Anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) no Brasil e a Medalha Comemorativa do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC – Exército Brasileiro). Recebeu inúmeras moções de aplauso e de reconhecimento em nível regional e nacional pela produtividade, dedicação e trabalho na magistratura, gestão judiciária e produção acadêmica. Como juiz diretor do foro de Chapada dos Guimarães em 2003/2004 teve sua gestão administrativa reconhecida pelo Ministério da Justiça em nível nacional como uma das melhores do país. Como jurista foi homenageado com seu nome dado à Sala de Audiências do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da UNIC/FAIS de Sorriso/MT, nominada “Prof. Dr. Wanderlei José dos Reis”.

O Imperador Dom Pedro II foi o criador do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil e por isso foi elevado à condição de patrono dos Corpos de Bombeiro em 1955, no governo de Getúlio Vargas.

Fonte: Assessoria 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo