POLÍTICA

Câmara deve aprovar projeto que autoriza liquidação da Coder com 17 votos favoráveis

A Câmara de Vereadores de Rondonópolis deve aprovar, com 17 dos 21 votos, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que solicita autorização legislativa para dar início ao processo de liquidação da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).

Para ser aprovado, o projeto precisa passar por duas votações, ambas previstas para ocorrer nesta quarta-feira (16), com o mínimo de 14 votos favoráveis em cada uma.

Devem votar contra a proposta os vereadores Manoel da Silva Neto, o Dr. Manoel (UB); Mariuva Valentim Chaves (MDB); Angelo Bernardino de Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça (PT); e Alfredo Vinícius Amoroso (PSB).

A medida é polêmica. A Prefeitura argumenta que a Coder é uma empresa insolvente e representa um impacto negativo ao orçamento municipal da ordem de mais de R\$ 500 milhões.

Já os vereadores contrários à proposta alegam que a liquidação da companhia pode resultar na demissão de mais de 600 trabalhadores. A Prefeitura, no entanto, afirma que os servidores serão absorvidos por uma cooperativa — proposta que não agradou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispmur) nem os próprios trabalhadores da Coder.

Com a aprovação e sanção da proposta, o prefeito Cláudio Ferreira (PL) terá um prazo de 60 dias para apresentar um plano de liquidação, incluindo um cronograma com as etapas do processo.

Entre as medidas previstas estão a alienação de bens para quitar dívidas, demissões escalonadas e a realização de licitações para garantir a continuidade dos serviços atualmente prestados pela empresa municipal.

Fonte: Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo