UNICEF e OPAS entregam concentradores de oxigênio ao governo do Amazonas

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estão reforçando o seu apoio ao estado do Amazonas em resposta à situação crítica da pandemia da COVID-19. Nesta quarta-feira (10), chegaram a Manaus 50 concentradores de oxigênio doados pelo UNICEF e 30 doados pela OPAS ao governo do estado do Amazonas. A logística de transporte aéreo foi realizada pela Americanas, em parceria com o UNICEF.

Os concentradores serão enviados pelo Governo do estado a Manaus e outros cinco municípios: Tefé, Tabatinga, Lábrea, Carauari e Itacoatiara. Os equipamentos são utilizados para armazenar e filtrar as moléculas de oxigênio que são retiradas do ambiente, purificadas, concentradas e enviadas ao paciente por meio de cânulas ou mascaras para manter a saturação ideal para os pacientes internados.

“A doação dos concentradores de oxigênio é uma das muitas ações que o UNICEF vem desenvolvendo desde o começo da pandemia no Amazonas e em todo o país. Reafirmamos, com isso, nosso compromisso de apoiar o estado no enfrentamento dessa crise e na garantia da saúde e dos direitos de crianças, adolescentes e famílias, em especial as mais vulneráveis”, afirmou a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

Em apoio ao governo estadual do Amazonas, a Organização Pan-Americana da Saúde apresentou, no mês passado, as possibilidades de uso de concentradores de oxigênio para tratamento de pacientes com COVID-19.

“Venho aqui, em nome do povo do Amazonas, agradecer o apoio do UNICEF e da OPAS com a disponibilização de concentradores de oxigênio. Eles serão muito importantes nesse momento em que a gente atravessa uma situação difícil de pandemia, para atender os nossos irmãos aqui na capital e também no interior. Sobretudo, aquelas pessoas que têm estruturas de homecare montadas para o atendimento da COVID-19. Muito obrigado ao UNICEF, à OPAS e a todos os institutos internacionais que estão nos ajudando nessa luta para salvar vidas”, agradeceu o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Ações da OPAS

Desde janeiro de 2020, antes mesmo do primeiro caso da doença na América Latina, a OPAS tem colaborado com as ações do Ministério da Saúde do Brasil, dos estados e dos municípios na resposta à COVID-19. No Amazonas, a Organização apoiou o fortalecimento da capacidade de vigilância, comunicação de risco, vacinação, atenção à saúde e laboratório, inclusive com a contratação de profissionais, criação de um Centro de Operações de Emergências e envio de equipamentos de saúde.

A OPAS também doou recentemente 60 mil testes rápidos baseados em antígenos (para apoiar o diagnóstico de casos da COVID-19), 4.600 oxímetros (para monitorar as condições de saúde de pacientes), 45 cilindros de oxigênio (para abastecer estabelecimentos de saúde do Amazonas), 1.500 termômetros (para checagem de temperatura de pacientes) e contratou 46 apoiadores para ajudar a garantir o funcionamento do laboratório central do estado 24 horas por dia, sete dias por semana. A OPAS continuará a prestar cooperação técnica em parceria com as autoridades nacionais, estaduais e municipais de saúde.

A OPAS apoia ainda o desenvolvimento do plano nacional de vacinação do Brasil, fornecendo suporte técnico e compartilhando as mais recentes evidências científicas relacionadas à COVID-19. Além disso, a Organização promoveu o intercâmbio de experiências com especialistas de diferentes países, como China, Espanha, Itália e Japão, por meio de uma série de seminários, reuniões e outros eventos, para apoiar o Brasil no desenvolvimento de protocolos, bem como informar as autoridades de saúde pública sobre as estratégias e descobertas mais atualizadas.

A OPAS também disponibiliza, em português, cursos virtuais para profissionais de saúde – inclusive por meio de parceria com as Escolas de Saúde Pública estaduais – e guias técnicos sobre a COVID-19. Os temas dos cursos vão desde a prevenção, controle de infecções e cuidados clínicos até a elaboração de projetos para construção de Unidades de Tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre outros. Já os guias apresentam toda a produção científica mais recente, de modo a permitir que profissionais de saúde, gestores, população em geral e outros públicos possam proteger a si e aos outros.

Ações do UNICEF no Amazonas

Durante os últimos meses, o UNICEF tem facilitado a entrega de cestas básicas e kits de higiene para a famílias vulneráveis, população indígena e refugiados e migrantes da Venezuela. Na área de saúde, as ações incluem qualificação dos profissionais de saúde para temas relacionados ao novo coronavírus, monitoramento da COVID-19 nos espaços de acolhimento para refugiados e migrantes da Venezuela, apoio para a continuidade do atendimento de saúde e a vacinação de rotina de gestantes, crianças e adolescentes.

Na área de comunicação, o apoio inclui também ações voltadas à prevenção da COVID-19; ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes contra a violência; promoção da saúde mental; e acesso a água, saneamento e educação.

Com relação a suprimentos, o UNICEF está apoiando Manaus também com a provisão de equipamentos de proteção individual (EPIs) para unidades básicas de saúde (UBS) e para o hospital de campanha no enfrentamento da COVID-19 na cidade, por meio de doações de máscaras cirúrgicas, máscaras N95 e termômetros à Secretária Municipal de Saúde.

Além do UNICEF e da OPAS, outras agências da ONU estão apoiando a capital amazonense. Entre elas, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Fonte: NAÇÕES UNIDAS BRASIL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo