Médicos cubanos visitam prefeito e acertam os bairros que trabalharão

Já mostrando sinais claros de adaptação ao Brasil e especialmente a Rondonópolis, os médicos Jandry Torres, Jorge Gonzales e Iday Mateo, mesmo há poucos dias na cidade, se prontificaram em conhecer a rede de saúde pública, acompanhados pela secretária Marildes Ferreira, responsável pela adaptação dos profissionais vindos por meio do Programa Federal “Mais Médicos”. Nesta terça-feira (29), os profissionais tiveram uma conversa com o prefeito antes de começarem efetivamente a atuar.
Após um debate com o gestor, ficou definido que Jandry irá trabalhar no ESF da Vila Mamed, Gonzales atuará na unidade da Vila Industrial, enquanto Iday, ficará no Jardim Atlântico. A secretária Marildes disse que a decisão sobre o local de atuação deles se deu por questão de logística e por um pedido de Muniz. “Como os três vão morar no Residencial Parati seria interessante que atuassem próximo da residência. No entanto, no caso da Iday, o prefeito solicitou um reforço no Jardim Atlântico, já que a demanda de lá aumentou porque atendemos também a população da região do Alfredo de Castro”, explicou.
Os três médicos mostraram desenvoltura em bom português na conversa com o prefeito além da satisfação de estarem no Programa. Percival afirmou que tal característica será importante no dia a dia de trabalho, sobretudo pela proposta de humanização que continua sendo prioridade exigida dos profissionais da rede municipal pela atual Administração. Iday Mateo afirmou que mesmo em pouco tempo já deu para ver que não terá nenhuma dificuldade de rotina com seus pacientes e com seus colegas de ESF. “A população de nosso país com a do Brasil é muito parecida. A alimentação também tem muita coisa similar e os problemas são quase os mesmos”, ressaltou.
Mesmo ainda aguardando a regularização de seus registros profissionais em solo brasileiro, os médicos cubanos já participaram do trabalho com as equipes locais no último sábado (26), no Dia D de vacinação contra a gripe H1N1. Antes de vir a Rondonópolis, os três já passaram por capacitações em Brasília e Cuiabá. O vereador Fabio Cardozo acompanhou o encontro.