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Reunião de Coordenadores das Escolas municipais de Ensino Infantil acontece na Semed

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nessa quarta (20), durante a manhã, uma reunião direcionada aos coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Infantil. A reunião organizada pelo departamento de Gestão da Educação Infantil faz parte de uma série de outros encontros sobre formação continuada para diagnosticar necessidades formativas nas escolas.

Essas formações surgiram a partir da necessidade de um momento com os coordenadores, de trocar experiências, de estabelecer uma relação pedagógica, de estabelecer elo entre as políticas nacional, municipal com a própria proposta pedagógica da Escola, e de trazer as propostas de cada unidade.

O papel do coordenador pedagógico é nortear a formação continuada dos professores de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, usando os princípios didáticos que pautam os fazeres da instituição em acordo com as políticas nacionais, sempre levando em conta a questão professor, criança e comunidade.

Segundo Maria Sueli Bonfim, gerente de departamento do Ensino Infantil, o objetivo da formação, é levar os coordenadores a pensar o seu papel na coordenação dentro da escola, focando o Projeto Político Pedagógico que precisa estar interrelacionado com as questões formativas das crianças, dos professores dentro do que preconiza a missão do PPP. “Buscamos trabalhar com os coordenadores a necessidade de ter um olhar especial para o diagnóstico trazido pelo professor, porque na verdade, as dificuldades de aprendizagem das crianças, compõem o palco dessa necessidade formativa”, afirmou Sueli.

A coordenadora pedagógica, Roseli de Almeida, da Escola Municipal de Educação Infantil Agton Kayro Leite dos Santos afirmou que essa formação de coordenadores é muito importante. “É aqui que somos orientados em como trabalhar com os professores, aqui realizamos estudos aprofundamos na questão de como agir no dia a dia na escola. Com essa formação contínua da secretaria nós podemos refletir, discutir e estudar como deve ser trabalhado o currículo da educação infantil nas nossas escolas.”

A reunião ainda mapeou as necessidades de aprendizagem de cada escola relacionados tanto as crianças quanto aos professores, propôs o relato das necessidades de cada escola sobre assuntos pertinentes e trouxe alguns aspectos teóricos para a reflexão do coordenador.

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