Capacitação orienta sobre aplicação de gestão de recursos nas escolas

Assegurar melhor aplicação de recursos federais e municipais nas unidades da Rede de Ensino de Rondonópolis e com isso promover mais qualidade na educação. Esta é a meta da equipe do Núcleo de Estatística da Secretaria de Educação do Município que realizou na quinta e sexta-feira (24 e 25) o Curso de Formação sobre os Programas e Projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O treinamento aconteceu no período matutino e vespertino, no auditório do Centro Cultural José Sobrinho.
Diretores, coordenadores e presidentes dos conselhos escolares participaram da discussão que visa contribuir com o fortalecimento da atuação dos gestores responsáveis pelo desenvolvimento de programas e projetos do FNDE, desde execução, acompanhamento, avaliação e controle até prestação de contas. Na quinta a formação foi para gestores das escolas da zona urbana e na sexta para os de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), Escolas Municipais de Educação Integral (Emeis) e escola do campo e indígena.
Nos dois dias de capacitação o período da manhã foi dedicado à discussão sobre implantação do Sistema Integrado de Educação, Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, prestação de contas e plano de ação. O debate vespertino foi em torno de PDE Interativo, Escola Acessível, PDE Campo, PDE Água no Campo, Atleta na Escola e Mais Educação.
Francismeire Pedrosa da Silva – secretária-adjunta de Educação – acredita que a partir da formação esses gestores estão preparados para melhor utilizar os recursos repassados pelo Governo Federal e o Município em custeio, manutenção e pequenos investimentos na melhoria física e pedagógica de cada unidade. “Essa capacitação vai servir para orientá-los a otimizar a aplicação e gestão dos recursos voltados para a melhoria da qualidade educacional”, observa.
A equipe do Núcleo de Estatística elaborou uma apostila de orientação para os participantes, com base nas resoluções do FNDE e a legislação pertinente, e ministrou a formação dos gestores. Responsável pela administração de convênios na Semed – esta equipe é composta por Rosemar Ferreira, José Joaquim de Oliveira Neto, Liliane Marques e Vanusa Ferreira de Souza.