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quarta-feira, maio 8, 2024

Capacitação prepara servidores para oferecer bom atendimento aos contribuintes

Capacitar os servidores públicos com mais conhecimento sobre a legislação vigente e orientação sobre as técnicas de bom atendimento ao contribuinte. Essa é a proposta do gerente do Departamento de Administração Tributária e Fiscal do Município, Vilmar de Souza Oliveira, que reuniu a equipe com os funcionários do Núcleo de Licenciamento Econômico no treinamento que começou na manhã desta terça-feira (13) e prossegue na quarta (14).

Vilmar Oliveira explica que o interesse é promover a troca de experiência entre os funcionários que exercem atividades diferentes e garantir um serviço público de qualidade, com atendimento eficiente principalmente para empresários e microempreendedores que precisam fazer cadastro, recadastramento de área ocupada, obter licenciamento e alvará de funcionamento. O próprio gerente está ministrando a capacitação.

A iniciativa é do prefeito Percival Muniz e do secretário da Receita Municipal, Valdecir Feltrin, que trabalham para melhorar o atendimento oferecido aos contribuintes locais. Vilmar avalia que a partir daí, cada trabalhador deve conhecer as funções do outro e saber melhor encaminhar as demandas do cidadão. Dentre as lições do curso está o sistema de preenchimento de requerimento, com a coleta de todas as informações que facilitam a análise do processo.

Outro interesse é ouvir as sugestões dos funcionários que oferecem atendimento aos contribuintes. Vilmar conta que uma das principais dificuldades apontadas até agora é entender o que o microempreendedor quer, já que muitos deles sequer conseguem descrever a atividade econômica que desenvolvem. “O contribuinte deve trazer o Código de Atividade Econômica definido para melhorar o atendimento”, comenta.

Iniciativa aprovada

Cristiane Silva Vieira – gerente do Núcleo de Licenciamento Econômico – destaca a importância da capacitação para que os servidores tenham condições de atender melhor ao contribuinte. “A principal dificuldade que temos, muitas vezes, é a de não termos o domínio necessário para oferecermos atendimento melhor. Agora, com um pouco de conhecimento de cada função, vamos saber encaminhar o contribuinte. Com isso, vamos evitar que a pessoa vá de um lugar para outro por falta de uma informação precisa. Essa capacitação foi muito importante nesse sentido de oferecermos um atendimento melhor”, avalia.

O tema da primeira aula foi recadastramento de ocupação do solo, inclusive o preenchimento de requerimento. A segunda aula nesta quarta vai discutir o sistema de atualização cadastral e a importância de comparar as informações obtidas no município com as da Secretaria da Fazenda do Estado – Sefaz e da Receita Federal – RF.

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