GERAL

Campanha da fraternidade 2009

Como acontece todos os anos, desde 1965 a Igreja Católica, nesse período da quaresma que se inicia sempre na quarta feira após o carnaval. A cada ano lança uma campanha de caráter social, sob a denominação de “Campanha da Fraternidade” sempre abordando um assunto do momento. Em muitas desses movimentos ao longo dos anos a Igreja Católica tem tido o apoio e a participação de Igrejas Evangélicas, dentro do espírito ecumênico. Esse ano o tema é: “fraternidade e segurança pública” sob o slogan “a paz, fruto da justiça”.
Aos nossos dias em que a violência está presente no nosso quotidiano,em que os direitos do cidadão são relegados a segundo plano, em que a violência esta presente não só nas cidades mas também no campo, impõe-se um momento de reflexão, é da maior importância o engajamento de toda a sociedade em movimento em prol da paz entre os homens, tendo presente que só através do espírito fraterno conseguiremos uma vida em paz e harmonia.
O hino da campanha desse ano nos traz uma profunda mensagem de paz e esperança ao nos dizer:
“Quando o direito habitar a tua casa
Quando a justiça se sentar à tua mesa,
A segurança há de brincar em tuas praças
“Enfim a paz demonstrará a sua beleza”

Tenhamos sempre presente que a segurança é plenitude de vida, é dignidade no trabalho, é educação, é saúde, é harmonia entre os seres humanos. A segurança também nos garante o respeito aos direitos do cidadão, aos nossos dias tão em baixa.
É bom lembrar que os guardiões da justiça que nos assegurarão a justiça, a segurança e a paz são aqueles a quem confiamos o nosso voto nas urnas. São aqueles que nos representam diante do poder público e que muitas vezes esquecem da missão que lhes foi por nós confiada.
Quando o político se engaja na defesa dos direitos do cidadão que englobam alimentação, habitação, lazer, saúde, educação, segurança, enfim o bem estar social estará, sem dúvida, cumprindo o preceito bíblico pregado pelo Profeta Isaias: “…o efeito da justiça será a paz e a operação da justiça será a segurança para sempre” (Is,
32,17).
J.V.Rodrgues

“ A paz é fruto da justiça”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo