22.5 C
Rondonópolis
quinta-feira, maio 2, 2024

Cavalgada e o processo histórico de Rondonópolis

A 22º cavalgada, assim como todas as edições da Exposul, é a abertura oficial da maior feira agropecuária de Mato Grosso. De fato, a cavalgada em Rondonópolis surgiu em Junho de 1984. O início da cavalgada surgiu como meio de confraternização entre grupos de cavaleiros que faziam presente no município durante a década de 80 e 90. Naquele ano, a Exposul já estava em sua 15º edição. O Sindicato Rural de Rondonópolis era presidido pelo então deputado Wellington Fagundes.

O organizador da cavalgada, Fernando Tenório disse que se trata de um espetáculo que começou tímido, mas cresceu ao longo dos anos, firmando-se como o maior do gênero no mundo. Impressiona a tal ponto pela animação, cores e grandiosidade, que arrasta multidões às ruas da cidade no primeiro dia de Exposul (2 de agosto) durante o período da manhã em que é realizado.

A expectativa para este ano, é de mais duas mil pessoas entre cavaleiros e amazonas, que irão desfilar num percurso de aproximadamente oito quilômetros, saindo do antigo aeroporto municipal (BR-364) até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG). A saída está prevista para às 8h da manhã com chegada por volta das 12h. Após a chegada no CTG será servido almoço entre os participantes. A organização do evento pede a pontualidade dos cavaleiros. Haverá concentração de uma hora antes da saída.

Segundo dados dos organizadores da festa, mais de cinco mil pessoas foram às avenidas e ruas prestigiar o evento ano passado. Além de participantes locais é aguardada também a presença de comitivas de cidades vizinhas, como é caso de Pedra Preta e São José do Povo.

Os participantes interessados devem comparecer na Selaria Jaciara e também na Selaria São José para preencherem a ficha de inscrição. O valor da taxa é de R$ 5 reais e dá direito ao almoço no CTG. O valor por carroça é de R$ 20 reais. A organização do evento promete distribuir vários prêmios entre os participantes da 22º cavalgada de 2008. A organização informa que na hora também será feito a inscrição para àqueles que deixarem para última hora.

Segundo Fernando Tenório, haverá toda assistência para os animais. Ele comentou que haverá no antigo aeroporto municipal, vários cochos com água para os animais. E também haverá locais apropriados para embarque e desembarque de animais. Assim como em outras edições não será permitida a carreata com carros de som e nem a ingestão de bebidas alcoólicas nas carroças.

PROCESSO HISTÓRICO – O organizador da cavalgada, Fernando Tenório ressaltou que o evento nada mais é do que um processo histórico. Segundo ele é uma forma de resgate da cultura do município. “São fatos e lembranças de nosso processo histórico”, disse ele. Ele lembrou que a primeira cavalgada saiu da Praça dos Carreiros e foi até o “Parque Velho”, na região da grande Vila Operária.

“Desde a formação da sociedade, de fato, o cavalo sempre acompanhou o homem. A cavalgada, de certa forma é considerada como esporte e lazer entre os cavaleiros. Os cavalos foram trazidos pelos portugueses e espanhóis para o Novo Mundo. Já o processo de adaptação dos animais foi bastante positivo na América”, afirmou Fernando Tenório.

Durante o processo de introdução das comitivas pelo país, os cavaleiros se formavam basicamente nos campos da região Sul do país até o Nordeste brasileiro. Além dessas regiões, o MT tinha grande concentração de comitivas. Em Mato Grosso, os índios guaicurus foram os responsáveis pela adaptação dos animais no Estado.

Em Rondonópolis, desde a década de 70 já havia grupos de cavaleiros na cidade. Eles participavam de provas de laço, que eram organizadas na região. Já na década de 80, eram realizados encontros de cavaleiros na cidade. A partir de então foi ampliado os interesses desses cavaleiros. Neste período era desenvolvido às primeiras provas hípicas do município. Entre os cavaleiros daquela época podemos destacar: Fernando Tenório, Salatiel Ferreira Sá, Iédson Ricardo de Andrade, Abelardo Salvador, Lico Pinto, Colombo Cardinal entre outros.

Da assessoria

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO