Ceadas bate recorde em consultas e cresce em quase 10% os atendimentos

O primeiro semestre de 2014 no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas bateu recorde como o primeiro semestre mais produtivo em número de consultas desde a inauguração da unidade, em 2010. Em relação aos últimos dois anos, por exemplo, o crescimento aproxima-se de 10%. De janeiro a junho de 2014, foram registradas 54.698 consultas, enquanto que no mesmo período de 2013 foram feitos 49.665 atendimentos pelos especialistas.

Os números do primeiro semestre em exames também somam uma quantia de destaque, segundo a coordenadora do Ceadas, Conceição Abreu. “Conseguimos atender bem a maioria das demandas neste primeiro semestre. Por encaminhamentos de nossos cardiologistas, nós fizemos só de eletrocardiogramas 4.364. Foram feitas mais de duas mil pequenas cirurgias, 6.538 ultrassonografias e 8.873 exames de raio-x”, pontuou Conceição.

Conceição ressalta ainda 5.592 consultas com cardiologistas, sendo 1.387 delas com cirurgiões vasculares. A dermatologia também apresentou números satisfatórios, na avaliação da coordenadora, com 3.994 pacientes atendidos. A endocrinologia registrou 1.178 consultas, enquanto que os gastroenterologistas do Ceadas receberam em seus consultórios 3.133 pessoas. O relatório ainda segue com 1.157 consultas geriátricas, 2.555 com oftalmologistas, 5.762 com ortopedistas, 2.778 com otorrinolaringologistas do Município e 3.903 pacientes atendidos por urologistas.

A coordenadora ainda comemora a instalação de uma nova ramificação de uma especialidade bastante buscada pelo público. “Os neurologistas são profissionais que as pessoas têm dificuldade de marcar consulta até em clínicas particulares na cidade. Nós conseguimos neste primeiro semestre não só fazer 3.189 atendimentos, como implantamos na rede pública local a neuropediatria, em parceria com profissionais do Hospital Universitário de Cuiabá”, ressaltou.

Ainda segundo Conceição, outra especialidade que não tinha procura equivalente a sua importância e que está crescendo o número de pacientes é a nutrição. “Nossos nutricionistas atenderam 1.950 pessoas. É um número crescente e importante não só para a saúde preventiva como aliada a tratamentos”, explicou.

Apesar do bom trabalho confirmado nos números, Conceição conta que ainda convive com pessoas que não cumprem as normas padrões de atendimento na unidade. “Infelizmente temos cidadãos que insistem em vir diretamente até o Ceadas e querem ser consultados ou fazer um exame. Nós só trabalhamos por agendamento. A pessoa tem de se deslocar até a Central de Regulação ou para o seu próprio PSF. É de lá que vem a demanda para nós, marcamos certinho, repassamos a data do atendimento para a unidade, que informa ao paciente. Vir até aqui sem encaminhamento, não adianta”, frisa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo